Doze atletas gaúchos ou com atuação no Estado com passaporte já carimbado para os Jogos Parapan-Americanos de 2019, em Lima, foram recepcionados no Palácio Piratini, numa bonita solenidade, no último dia 25. O evento contou com a presença do governador Eduardo Leite e do secretário do Esporte e Lazer, João Derly.

A competição ocorre de 23 de agosto a 1º de setembro, em Lima, no Peru, logo após os Jogos Pan-Americanos, de 26 de julho até 11 de agosto. O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) pretende organizar a maior participação até então. Serão 512 integrantes na missão com 337 atletas representando o país.
O atleta escolhido para representar o grupo na cerimônia foi Ricardo Steinmetz Alves, o Ricardinho, jogador de futebol de 5 (futebol para deficientes visuais), que já atuou na seleção brasileira de futebol de 5 e, atualmente, joga pelo clube Associação Gaúcha de Futsal para Cegos (Agafuc).


De Alegrete, a voluntária do Grupo Esporte Para Todos Josie dos Santos Pillar, esteve representando o grupo na recepção aos atletas. Durante o evento, o Secretário João Derly, anunciou a abertura das inscrições para o Paracergs, evento este que, a cidade de Alegrete, já participou com o atleta Lucas Padilha, que teve excelente desempenho e sua classificação deu direito de representar o estado nas Paralimpíadas Escolares em São Paulo, em nível nacional.


Agora a professora e voluntária Josie Pillar, vai buscar o apoio para que a cidade possa novamente ter atletas representando o município e quem sabe o RS.


O secretário também adiantou que, em agosto, será lançado o edital do Fundo Estadual do Incentivo ao Esporte. O edital contemplará 24 projetos, sendo quatro para o RS Seguro, 10 para desporto geral e 10 para o paradesporto (42% dos projetos).

Os Jogos Parapan-Americanos devem reunir 1.890 atletas de 33 países. O Brasil terá competidores em todas as 17 modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, futebol de 5, futebol de 7, goalball, halterofilismo, judô, natação, rúgbi em cadeira de rodas, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, voleibol sentado, parabadminton, parataekwondo e tiro esportivo – essas três últimas começam nesta edição.
Júlio Cesar Santos Fotos: Itamar Aguiar e Reprodução