Rio Grande, uma paixão de todos nós

gaucho

Chegou o 20 de setembro. Para o alegretense hoje é um dia para reverenciar o passado de glórias e cultuar a tradição. Um 20 de setembro tem que tem ter desfile, e a praça Getúlio Vargas é o palco dessa demonstração do telúrico amor do nosso povo ao Rio Grande do Sul e sua sua história. Neste ano, o contexto desfavorável em razão da suspeita de Mormo, criou incertezas, ansiedade e dúvidas até a última sexta-feira quando o desfile de hoje, por pouco não foi cancelado. Não fosse a mobilização das autoridades e da coordenação dos Festejos Farroupilhas, hoje seria um domingo como outros tantos. Mas, o comprometimento de realizar uma fiscalização eficiente junto aos animais que vão participar do desfile, ensejou um acordo com a Justiça local para que o desejo dos tradicionalistas fosse realizado.

bandeira

A partir das 7h e 30 min, inicia no CTG Farroupilha a fiscalização dos cavalos. Todos os participantes deverão apresentar a GTA do respectivo animal. Brigada Militar, Guarda Municipal e inspetoria Veterinária, terão a responsabilidade de exercer um rigoroso controle de todo contingente equino que vai passar na praça. Presume-se que essa ação pode determinar um eventual atraso no início do desfile, por isso já houve uma alteração para começar às 10 horas da manhã.

Não foi divulgado o número oficial de cavalos que realizaram o exame, mas a Inspetoria Veterinária estima entre  4500  e 5000 animais. Mesmo com esse expressivo número, alguns tradicionalistas da coordenação, projetam uma participação menor de cavalarianos  em relação a outros anos.

Mesmo com previsão de chuva para hoje, a intenção é de realizar o desfile com qualquer tempo. A Nativa FM, com seu estúdio móvel, vai levar aos seus ouvintes toda a movimentação dos gaúchos e prendas, neste 20 de setembro. Acompanhem a cobertura a partir das 7hs e 15min, com Gerson Brandolt e Giovane Moraes.

montagem-desfile