Frio ganha intensidade, mas tempo fica seco em todo o Estado
O Rio Grande do Sul deve amanhecer esbranquiçado pela geada nesta sexta-feira (3). Conforme a Somar Meteorologia, o fato de o fenômeno ocorrer em diversos municípios pode provocar geada generalizada, com exceção apenas da região litorânea.
Causada pela combinação de frio intenso com tempo seco, a geada se forma sobre a superfície, como resultado do congelamento do vapor d’água presente no ar. Como a previsão para a sexta-feira é de temperaturas próximas ou abaixo de 0°C, a tendência é de que o fenômeno ocorra em diversas regiões.
Em Cambará do Sul e Lagoa Vermelha, por exemplo, os termômetros podem chegar a -1°C. Porto Alegre deve ter mínima de 5°C, Santa Maria, 2°C, Pelotas, 4°C, e Santana do Livramento, 1°C.
Apesar do frio intenso, os modelos meteorológicos não indicam possibilidade de neve, em razão da falta de nuvens carregadas. A partir de domingo (5), a instabilidade retorna ao Estado trazendo chuva, porém menos volumosa do que a registrada nesta semana. No entanto, não se descarta a chance de temporais isolados.
Confira as mínimas e máximas previstas para sexta-feira:
- Porto Alegre: 5°C a 13°C
- Pelotas: 4°C a 12°C
- Caxias do Sul: 2°C a 14°C
- Santa Maria: 2°C a 12°C
- Santa Rosa: 2°C a 14°C
- Erechim: 2°C a 14°C
- Uruguaiana: 3°C a 13°C
- Torres: 8°C a 15°C
- Mostardas: 10°C a 12°C
- Passo Fundo: 2°C a 13°C
- Bagé: 1°C a 10°C
- Tramandaí: 8°C a 14°C
- São Borja: 2°C a 13°C
Fonte: Gaúcha/ZH