Ruas de Santana do Livramento têm aumento na circulação de turistas em meio à pandemia

Destino é a cidade de Rivera, onde estão os free shops. Agentes sanitários do governo uruguaio pulverizaram os veículos.

Mesmo em meio à pandemia de coronavírus, a cidade de Santana no Livramento, na Fronteira Oeste, registrou movimento de turistas de diversas cidades do Rio Grande do Sul, neste sábado (13). O destino é a cidade uruguaia Rivera, que faz fronteira com o município gaúcho e onde estão os free shops.

Com movimento intenso, a intendência da cidade uruguaia montou barreiras sanitárias para pulverizar os veículos que passaram pela Praça Internacional, antes da Avenida Sarandi, onde estão as lojas.

De acordo com Gustavo Guedes, coordenador do Centro de Emergência Departamental de Rivera, somente, neste sábado, passaram pela barreira sanitária cerca de mil carros, transportando 3,5 mil pessoas.

Ainda segundo Guedes, 500 pessoas foram atendidas pelos profissionais no posto médico móvel estacionado no lado uruguaio da Praça.

“Também entregamos máscaras, controlamos a distância de um metro e meio pelo menos entre uma pessoa e outra e evitamos multidões. Cerca de 50 pessoas trabalharam nas duas barreiras sanitárias, uma na [Rua] 33 Orientales e outra na [Rua] Agraciada, e também percorremos o micro-centro em reforço à campanha de conscientização A Fronteira se Protege” ressaltou o diretor do CECOED.

A partir desta segunda-feira (15), Santana do Livramento passa a ter bandeira vermelha no modelo de distanciamento controlado do governo do Rio Grande do Sul.

Na sexta (12), o prefeito Ico Charopen já havia anunciado que, a partir de segunda, as entradas deda cidade, pela BR-293, terão barreiras sanitárias nos mesmos moldes da que já está em funcionamento no posto da Polícia Rodoviária Federal, na BR-158.

Na última semana, a secretaria municipal de saúde fechou uma unidade de atendimento após uma enfermeira testar positivo pra Covid-19. O local volta a funcionar, nesta segunda, mas com horário e equipe reduzida, segundo o secretário municipal de saúde, Éder Fialho.

“A equipe de estratégia do [Posto de Saúde] Armour é a equipe mais afetada nesse momento. Dos 33 servidores, temos 11 servidores contaminados. A partir de segunda-feira [15], nós faremos o sistema de rodízio: na primeira semana vai trabalhar a equipe três, na segunda semana a equipe dois e na última semana a equipe um. Vamos também fazer horário reduzido de atendimento de seis horas, sem intervalo ao meio-dia. As consultas eletivas, e as consultas com dentistas estarão canceladas. Nós vamos manter os atendimentos aos pacientes com problemas respiratórios e trocas de curativos” informou Fialho.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, até a noite deste sábado, Santana do Livramento registra 60 casos confirmados e uma morte por coronavírus.

Veículos foram fiscalizados e turistas tiveram a temperatura aferida em Santana do Livramento — Foto: Sentinela 24 horas/Divulgação

Veículos foram fiscalizados e turistas tiveram a temperatura aferida em Santana do Livramento — Foto: Sentinela 24 horas/Divulgação

Fonte: G1