Saiba a história do passageiro, em ônibus da Planalto, contaminado com Coronavírus

Na manhã desta segunda-feira(25), a reportagem entrou em contato com a Secretária de Saúde, Bianca Casarotto, para saber mais detalhes e quais as ações em relação ao homem com Covid-19, que estava no ônibus da Planalto, que faz a linha Porto Alegre/ Uruguaiana, na noite de domingo(24).

O Vianense de 51 anos residia em Sapucaia do Sul com a mãe 90 anos e mais familiares. De acordo com a Secretária, o relato dele foi de que a casa deles é muito pequena e as outras pessoas também estariam com a Covid-19. Ainda houve a informação de que teria ocorrido um desentendimento familiar e, por esse motivo, ele veio para Alegrete.

Na Santa Casa, um irmão dele, que reside em Alegrete, está hospitalizado na ala Covid-19, ele foi a Sapucaia do Sul visitar a mãe que estava doente com outras comorbidades. A idosa teria sido a primeira a testar positivo para o novo coronavírus, mas soube do resultado quando já estava em casa, recuperada. Em Alegrete, o homem foi alertado do resultado e realizou o teste que deu negativo, porém, na contraprova, deu positivo.

A filha dele que trabalha na área de saúde foi quem teria alertado a Secretaria de Saúde ao saber que o tio estava no ônibus da Planalto. Ele foi interceptado na entrada do bairro Doutor Romário. Na sequência foi conduzido à Santa Casa em uma ambulância onde permanece hospitalizado. Contudo, a situação de saúde do paciente é estável(assintomático), e ele deverá permanecer em isolamento.

A ação rápida da Secretaria de Saúde do Município, Guarda Municipal e Brigada Militar resultou na identificação do idoso, antes que ele chegasse em algum outro local, na cidade.

O homem teria que permanecer em isolamento domiciliar, pois foi confirmado que está com a Covid-19, no último dia 18, mas os sintomas iniciaram dia 11. Todas as pessoas que desceram em Alegrete, cerca de 13, que estavam no ônibus, da Planalto, foram identificadas e orientadas a ficarem em isolamento domiciliar por sete dias, caso haja algum sintoma, deverão permanecer por 15 dias em isolamento domiciliar e comunicar a Secretaria de Saúde do Município.

Outro dado é de que a quarentena do Vianense, terminaria nesta terça-feira(26), pois o isolamento é de duas semanas depois dos primeiros sintomas, segundo a Secretária de Saúde.

O  ônibus também realizou paradas em São Gabriel, Rosário do Sul. Mais nove pessoas seguiram viagem para Uruguaiana, todas as secretarias estão cientes.

Quanto ao que prevê a Lei para quem não cumpre o isolamento, como ser responsabilizado civil, penal ou administrativamente. Em outras palavras, ser preso ou tomar uma multa, entre outras sanções previstas, o Prefeito disse que primeiro deverá ser analisado o caso. Pois não se sabe mais detalhes sobre o homem.

Flaviane Antolini Favero