Sem Parada do Orgulho Louco, Dia da Luta Antimanicomial em Alegrete teve atividades na 10ª CRS

A 10ª Coordenadoria Regional de Saúde  realizou, no dia 18, uma atividade especial alusiva ao Dia da Luta Antimanicomial   comemorado nesta terça-feira.

A equipe que acolhe e acompanha pacientes de Alegrete realizou atividades com eles como desenhos sobre o tema que foram expostos nas paredes do serviço.

Depois, a equipe foi pra a frente do Complexo Alexandre Lisboa, onde atende o Serviço de Saúde Mental de Alegrete   realizou uma atividade laboral.

 

A Coordenadora Regional de Saúde Heilli Temp  participou da atividade junto com colegas e servidores do CAPS envolvidos no serviço aqui no Município.

Alegrete se destaca pelo acolhimento e acompanhamento de pessoas com algum sofrimento mental, sendo exemplo a outros municípios gaúchos.

 

A cidade é conhecida pela Parada Gaúcha do Orgulho Louco (PGOL), que reúne trabalhadores e estudantes de saúde mental, usuários de serviços e militantes da luta antimanicomial, há anos, em Alegrete em serviço da Prefeitura com apoio da 10ª CRS. Com a pandemia o evento não é realizado há dois anos, mas o trabalho continua atuante – inclusive com o serviço de SAMU Mental que resgata pessoas em sofrimento, quando necessário e encaminha para atendimento.