Na noite de quinta-feira (10), aconteceu na escola Lauro Dornelles o Seminário de encerramento do Curso de Prevenção e Gestão de Conflitos, promovido pela 10ª Coordenadoria Regional de Educação, através da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar – CIPAVE, com apoio da Prefeitura e do Ministério Público de Alegrete.
Na abertura do Seminário a professora Liziane Galvão de Oliveira, assessora da CIPAVE e ministrante do curso, disse que Alegrete conta agora, com 70 mediadores de conflitos preparados apara qualificar a comunicação e promover a convivência entre as pessoas.
A secretária de Promoção e Desenvolvimento Social, Iara Caferatti, representando o prefeito Márcio Amaral, falou da satisfação dos gestores públicos em poder proporcionar aos profissionais da Rede de Apoio Escolar e Rede de Apoio e Proteção da Infância e da Juventude, este tipo de capacitação.
A secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Marcia Dornelles, disse que o curso é muito enriquecedor, principalmente no momento em que vivemos nas escolas, onde é preciso que os conflitos sejam amenizados para que a aprendizagem aconteça.
A promotora Luiza Trindade Losekan disse estar emocionada com esta experiência maravilhosa, que representa esperança para a sociedade.
Ainda se pronunciaram a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, Daniela Haerter e a diretora da escola Lauro Dornelles, Mirza Nunes. Logo após, foram entregues os certificados do Seminário para os 70 formandos. Os certificados do curso serão emitidos pela Secretaria de Educação do Estado.
Antes do encerramento foi realizada uma atividade de mediação de conflitos, onde os formandos colocaram em prática o que aprenderam durante a capacitação.