Senhor desaparecido foi encontrado por amigos dos familiares

O idoso Celmar Pereira, foi encontrado na manhã deste sábado (14).  Um casal, amigo dos familiares avistou o senhor e avisou a sobrinha. Ele está bem, perdeu-se do local onde mora, pois sofre do Mal de Alzheimer. Desde a tarde de sexta-feira, quando saiu da  residência, na rua Daltro Filho, no bairro Restinga. A família Pereira, agradece à  todos que auxiliaram na procura e, que independente da hora, até mesmo na madrugada atenderam e  prontificaram-se a ajudar. “Ele está bem, recebendo todo carinho da família novamente, obrigado gente”, agradece Liana Pereira.

a celmar

No Brasil, existem cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade. Seis por cento delas sofrem do Mal de Alzheimer, segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz). Em todo o mundo, 15 milhões de pessoas têm Alzheimer, doença incurável acompanhada de graves transtornos às vítimas.

O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções intelectuais, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social e interferindo no comportamento e na personalidade. De início, o paciente começa a perder sua memória mais recente. Pode até lembrar com precisão acontecimentos de anos atrás, mas esquecer que acabou de realizar uma refeição. Com a evolução do quadro, o Alzheimer causa grande impacto no cotidiano da pessoa e afeta a capacidade de aprendizado, atenção, orientação, compreensão e linguagem. A pessoa fica cada vez mais dependente da ajuda dos outros, até mesmo para rotinas básicas, como a higiene pessoal e a alimentação.