Imagina aquela aventura de sair estrada a fora com uma mochila nas costas, seja a pé, de bike, de carro, ou de ônibus pelos lugares mais encantadores do Planeta?
Foi justamente isso que um grupo de alegretenses fez no inverno passado. Empresários e profissionais de várias áreas, amigos que se reúnem semanalmente decidiram fazer uma aventura pela América do Sul.
Inicialmente, o mais jovem instigou mais de 10 para toparem a aventura. Após montar o projeto, Jonas Pradel convenceu mais seis amigos e intitularam de a” Expedição Los Andes”.
Pesquisamos roteiros, hotéis, altitude, e os gastos conta Roberto Pradel. No dia 16 de julho eles partiram para a inédita expedição. Dos sete, nenhum tinha experiência de fazer uma aventura dessa envergadura. Eles percorreram 4.500Km e finalizaram no dia 30 de julho.
Foram 15 dias que não irão se apagar da memória, conta o cirurgião dentista, Jerônimo Lopes. Já Diogo Monteiro relata as dificuldades encontradas na estrada: “passamos por locais inóspitos, parecia que éramos só nós e Deus”, conta o aventureiro.
Em duas camionetes Kyron Korando 4×4 da Ssangyong, a Expedição Los Andes adentrou o Uruguay via cidade brasileira de Quaraí, atravessou a Argentina e percorreu o Chile chegando no Oceano Pacífico.
A união dos amigos foi fundamental para o êxito da aventura. Estefani Socal relembra lugares que faz questão de mencionar como “divinos”: Valparaíso e Viña Del Mar. Cada camioneta gastou 500 litros de combustível e alguns pneus furados.
A alimentação e pernoites em hotéis ficou comprometida na chegada no Chile em Santiago, pois uma roda estourou e comprometeu o aro traseiro de uma das camionetes Korando. A demora em achar um lugar para o conserto acabou cancelando a diária no hotel. “Estávamos com fome, o frio era forte, tínhamos de arrumar para seguir viagem e achar um lugar para ficar numa cidade muito movimentada”, conta Marcelo Quintana.
No laptop do aventureiro entre tantos relatos da aventura, um ainda chama atenção de um episódio marcante na Expedição: “Hoje meu agradecimento vai para duas pessoas que nos deram uma baita mão hoje. Chegamos em Santiago no meio da hora do rush, sem hotel, furamos um pneu e tivemos que trocar no meio do centro em Santiago, isso tudo depois de 5 horas parados na aduana e muitas horas sem comer. Buenas, alem disso procuramos alguns hotéis e todos estavam lotados. Aí chegamos em um hotel e o senhor da recepção ligou para uns quantos lugares e através de uma reserva em um aplicativo conseguimos lugar pra ficar. Só que este lugar que tínhamos reservado estava lotado e ai entra a segunda pessoa que nos ajudou hoje. Apesar da lotação, a menina que trabalha na empresa responsável pelos hotéis conseguiu quartos para todo mundo em outros lugares.
Acomodando todo grupo, agora estamos instalados em Santiago e amanhã começamos a descobrir a cidade. Se não fossem essas duas pessoas não sei se já teríamos conseguido lugar pra descansar”., escreveu Jonas Pradel que conta a viagem e ainda se emociona.
Mas a Expedição Los Andes seguiu viagem e cumpriu objetivo de conhecer locais diferentes entre amigos. O grupo de aventureiros alegretenses chegou na Cordilheira dos Andes com uma intensa nevasca, e para coroar a Expedição, tiveram de pernoitar num hotel em cima dos Andes.
Um dos integrantes, Gibran, disse que tudo vale a pena, embora longe da família. Conhecer vinícolas de Mendonza, Cerros de Córdoba e toda mística da região foi algo fantástico. Só tu vivenciando o momento, é mágico!”- conta o aventureiro.
Os alegretenses destacam as cidades de Uspallata, Santa Fé, Capilla Del Monte e Vila Carlos Paz como locais de extrema beleza. Todos são belíssimos! “Valeu a pena cada quilômetro!”- relatam.
Para quem saiu de Alegrete, passou por Quaraí, Salto, Rosario; Córdoba, Mendoza, Santiago, Val Paraíso, Viña Del Mar.
A próxima Expedição é questão de dias. E o Destino já definido: Pantanal Matogrossense, finalizam os aventureiros.
Por: Júlio Cesar Santos