Sindicato da Hotelaria do RS debate temas do setor na Fronteira

O IV Encontro dos Meios de Hospedagem de Santana do Livramento, promovido pelo Sindicato Intermunicipal da Hotelaria no Rio Grande do Sul (Sindihotel), ocorreu neste mês no Jandaia Turismo Hotel.

Entre os temas abordados no evento foram: a simplificação e implementação do eSocial – com ênfase em RH – para empresas do Simples, com o assessor jurídico do Sindicato, Me. William Toledo, e orientações e parâmetros para negociações coletivas, com o vice-presidente do Sindihotel, Giberto Dionisi. Os presentes ainda tiveram um espaço para dúvidas e discussões de demais temas de interesse da categoria na região. O encontro faz parte de uma ação itinerante do sindicato, que visita, anualmente, regiões do estado para entender as necessidades dos empresários do ramo hoteleiro e moteleiro.

O empresário, Adão Ramos, participou do evento do Sindihotel e Hotéis. De acordo com Adão, ainda foram debatidos temas como insalubridade em grau máximo aos colaboradores, quebra de caixa aos atendes ao caixa dos hotéis e PPCI aos colaboradores. Na atualidade todos os estabelecimentos têm que se adequarem as normas pra ter bom resultado da sua empresa.

Adão Ramos ficou preocupado com a queda na taxa de ocupação dos hotéis no município vizinho, cerca de 70%. Isto tem uma influência que resulta numa demanda muito baixa para os free shops devido a suba do dólar. O  presidente do Sindihotel, Manuel Suarez, tem maior fluxo de leitos no estado com 14 hotéis na grande Porto Alegre, com a taxa de ocupação  de 45 %. ” É preciso estar muito organizado pra sobreviver no setor hoteleiro” – comentou.

Adão Ramos parabenizou Alegrete por ter evoluído com bons hotéis para receber turistas e representantes comerciais, além de ter uma excelente gastronomia.