Sob bandeira laranja, Alegrete está com quatro casos de Covid-19 e permanece com regras de distanciamento controlado

Desde segunda-feira (1º), a 3ª Capital Farroupilha está com bandeira laranja. Com quatro casos da Covid-19 ativos e oito recuperados, a cidade de Alegrete está com três pacientes hospitalizados, sendo dois de cidades da região que compreende o distanciamento controlado.

Com 94 pessoas testadas, sendo 77 negativados, 12 casos positivos e 05 aguardando resultado do Lacen, o município entrou com bandeira laranja (risco médio), no quarto mapa do distanciamento controlado divulgado em 30 de maio, as regras valem de 1º e 7 de junho. A ala UTI Covid-19 em Alegrete está nesta terça-feira (2), com três leitos ocupados dos 10 disponíveis.

Com risco médio, Alegrete, Santa Maria, Uruguaiana, Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Santo Ângelo, Cruz Alta, Palmeira das Missões, Erechim, Passo Fundo, Pelotas, Caxias do Sul e Lajeado foram classificadas na bandeira laranja.

Com a nova bandeira e o respectivo protocolo que regram o funcionamento de mais de cem atividades econômicas que são válidos até o domingo (7), e mantém 100% dos postos de trabalhos em atividades.

Quatorze regiões do RS, apresentaram risco epidemiológico médio para o coronavírus. Com piora em indicadores utilizados para o cálculo, a região de Uruguaiana, a qual Alegrete está incluída passou da bandeira amarela para a laranja.

Nos últimos sete dias, as hospitalizações confirmadas por Covid-19 e as internações em UTI por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) aumentaram na região, por isso a indicação da nova cor na região.

Uruguaiana apresentou piora em quatro indicadores, ao mesmo tempo em que obteve melhora em outros dois. Houve crescimento de quatro para 10 hospitalizações confirmadas por Covid-19, e aumento de sete para 10 casos de internações em UTI por SRAG nos últimos 14 dias.

Júlio Cesar Santos