Devido à chuva, 15,6 mil pessoas ainda seguem fora de casa
Subiu para 78 o número de municípios gaúchos em situação de emergência devido à chuvarada que castiga o Estado. Duas cidades, Iraí, no Norte, e Barra do Guarita, no Noroeste, estão em estado de calamidade pública.
O número de pessoas fora de casa, que chegou aos 19,6 mil na quarta-feira, atualmente é de 15,6 mil, sendo 1.624 desabrigados, aqueles que necessitam de um abrigo fornecido pelo governo, e 14.046 desalojados, aqueles que estão em casas de parentes e amigos. Segundo a Defesa Civil, o motivo da redução do número de pessoas fora de casa é o retorno de algumas famílias para suas residências após dias de limpeza, principalmente na região Norte.
O órgão afirmou ainda que no sábado o nível do Rio Uruguai deverá subir na Fronteira Oeste, o que pode causar novos alagamentos na região. A informação é baseada na previsão do tempo para os próximos cinco dias e no relatório do Departamento de Recursos Hídricos do Estado, e foi divulgada no último levantamento da Defesa Civil, publicado às 18h desta sexta-feira.
Em São Borja, segundo o documento, o nível do Rio Uruguai deverá baixar gradativamente a partir do sábado, enquanto em Itaqui e em Uruguaiana, a redução do nível do rio deve iniciar no domingo.
Fonte: Zero Hora