O ônibus do Hemorgs de Porto Alegre, desde às 9h deste dia 23 de novembro está no calçadão de Alegrete fazendo a coleta de doadores voluntários, no Dia Nacional de Doação.
Uma equipe de 10 servidores do Hemocentro participa do trabalho que vai ate às 17h na unidade móvel de coleta no calçadão .
Do lado de fora, muitas pessoas, todos voluntários esperam para fazer o cadastro de doador no Hemocentro Regional de Alegrete.
A Assistente Social, Fernanda Soares faz a triagem dos que se cadastram com uma série de pergunta, para ver se a pessoa está em boas condições gerais de saúde para ser um doador.
Dentro do ônibus, todo equipado, é feita a coleta de quem por um ato de amor e solidariedade veio ao centro doador sangue.
Zenir da Costa Dorneles fala emocionada que desde os 18 anos é doadora é que isto neste dia era o Natal dela, doar o que você tem, no caso sangue, é poder ajudar os que precisam”
A enfermeira Adriane Temp, que coordena o Hemocentro, se diz satisfeita com a participação das pessoas e espera que neste Dia D,pelo menos, uns 80 alegretenses façam este ato de muito amor,doar sangue que salva vidas.
Mas não esqueça que o Hemocentro que fica ao lado da Santa Casa está sempre precisando de doadores. Faça a sua parte e ajude a salvar vidas.
A unidades de estratégia de saúde da família -ESF de Alegrete fizeram a divulgação do Dia D de doação, e uma equipe da Secretaria da Saúde está no calçadão em apoio ao trabalho do Hemocentro.
Fotos Vera Soares Pedroso