O Coletivo Multicultural de Alegrete realizou no dia 16 de junho, no PUB 23 o Bloomsday em Alegrete.
Artistas, professores, médicos, jornalistas, vários outros profissionais e estudantes participaram do evento em uma noite fria que foi aquecida pela cultura e o conhecimento do 2º do Bloomsday de Alegrete.
Foi uma noite com boa música, poesia, trechos da obra Ulisses, conversa e celebração.
Os músicos são: Joseane Ibaldo no sax alto, Maria Alice Severo em voz e violão, Willian Morales no violino e Amanda Melo na flauta
O empresário José Airan Baialard Vasconceslos serviu uma deliciosa sopa aos participantes do 2º Bloomsday em Alegrete.
Bloomsday, comemorado em 16 de junho, é o dia instituído na Irlanda para homenagear o personagem Leopold Bloom, protagonista de Ulisses, de James Joyce. Em todo o mundo, é o único dia dedicado ao personagem de um livro.
O Bloomsday é comemorado na Irlanda e pelos amantes da literatura com diversos eventos oficiais e não oficiais. Também é comemorado todos os anos em vários lugares e em várias línguas. Em comum entre os muitos dedicados entusiastas e simpatizantes envolvidos nestas comemorações há o esforço por relembrar os acontecimentos vividos pelos personagens de Ulisses pelas 19 ruas da cidade de Dublin.
Ulisses narra os acontecimentos vividos pelo personagem Leopold Bloom durante 16 horas do dia 16 de junho de 1904. Joyce estabelece uma série de correspondências com a Odisseia de Homero, seja entre os personagens (Leopold Bloom e Ulisses; Molly Bloom e Penélope; Stephen Dedalus eTelêmaco) seja com referência aos acontecimentos narrados. A obra é considerada um dos marcos da literatura ocidental contemporânea.
Há alguma controvérsia sobre o ano em que o Bloomsday começou a ser comemorado. Alguns especialistas indicam 1925 (três anos após o lançamento do livro); outros afirmam que foi na década de 1940, logo após a morte de Joyce, enquanto a hipótese mais aceita indica que foi em 1954, na data do quinquagésimo aniversário do dia retratado em Ulisses.
Hoje o Bloomsday é uma efeméride inserida no calendário cultural de vários países e não se restringe ao círculo de leitores da obra (de aproximadamente 900 páginas).