Suspensão do projeto a Hora é Agora não afeta um dos serviços da saúde Alegrete

A suspensão do Projeto A Hora é Agora, uma parceria entre a Fiocruz e o CDC, conforme a coordenadora do SAE - Serviço de Atendimento Especializado, da Secretaria de Saúde de Alegrete, Elizabeth Souza não afetou Alegrete.

Ela explica que a entrega de todos os medicamentos aos cadastrados no SAE está normal no Serviço que atende no Centro Social Urbano. Assim como a realização dos testes rápidos para verificar HIV e doenças sexualmente transmissíveis que são oferecidos na Estratégias de Saúde de Família da Prefeitura de Alegrete.

Leia mais: Todos os carros da Saúde de Manoel Viana são alvo de depredação

No final de janeiro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou a interrupção de financiamento para planos de combate ao HIV em outros países, entre eles o Plano de Emergência do Presidente dos Estados Unidos para o Alívio da AIDS (PEPFAR, na sigla em inglês). O “A Hora é Agora” fornecia testagem e atendimentos aos pacientes, financiado pelo PEPFAR por meio de uma parceria entre a Fiocruz e o Centro de Controle de Doenças e Prevenção dos EUA. 

O que é o PEPFAR

O Plano de Emergência do Presidente dos Estados Unidos para o Alívio da AIDS é um programa do governo norte-americano que financia acesso a terapias antirretrovirais essenciais em mais de 50 países.

Em 24 de janeiro, o governo dos Estados Unidos determinou a interrupção de financiamento para programas de HIV, incluindo o PEPFAR.

No Brasil, o programa financia ações para facilitar o acesso a autotestes em várias capitais brasileiras e colabora com instituições como a Fiocruz para implementar projetos de conscientização e prevenção.

Segundo a OMS, o corte anunciado por Trump põe em risco a vida de mais de 30 milhões de pessoas ao redor do mundo que dependem desses programas para acesso a terapias antirretrovirais essenciais.

Com informações do G1

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários