
O evento ocorreu nos dias 11 e 12 de março, na sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), em Porto Alegre, reunindo representantes de diversos municípios para debater estratégias ambientais frente aos desafios climáticos.
Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp
A conferência abordou temas relacionados à emergência climática e à transformação ecológica, contando com a participação presencial dos delegados de Alegrete Ruth Dornelles, Mariza Beck e José Wagner, além de João Leivas, Elton Domingues e Lilian Stringari, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. De maneira remota, acompanharam a secretária municipal de Meio Ambiente e delegada Gabriella Segabinazzi, a delegada Adriana Vargas e o vereador e delegado Gilmar Martins.


Os participantes discutiram projetos nos eixos de mitigação, adaptação e preparação para desastres, transformação ecológica, justiça climática, governança e educação ambiental. Ao final do evento, foram definidas 20 propostas prioritárias do Rio Grande do Sul, que serão levadas à 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, a ser realizada em Brasília.
Além disso, foram eleitos os 60 delegados que representarão o estado na etapa nacional, com a missão de defender as estratégias formuladas para fortalecer a gestão ambiental e promover a resiliência climática.
Outro destaque da conferência foi o anúncio de novos investimentos em conservação ambiental, incluindo o repasse de R$ 6,2 milhões da empresa CPFL Energia para ações de recuperação de biomas no estado. O recurso será destinado à restauração de áreas atingidas por enchentes, recuperação de nascentes e preservação da Mata Atlântica e do Pampa.
A participação ativa de Alegrete reforça o compromisso do município com as políticas ambientais e a busca por soluções sustentáveis para os desafios climáticos enfrentados pelo Rio Grande do Sul.
Foto: Ascom / Meio Ambiente RS