Telefonia é campeã de ações nas pequenas causas em Alegrete

Todas as terças e quintas- feiras, a partir das 18h, o terceiro andar do Fórum de Alegrete está sempre superlotado para as audiências do Juizado Especial Civil- JEC
JEC PEQUENAS CAUSAS (2)
As ações conhecidas como pequenas causas crescem significativamente na cidade. Sendo que de dois (2) juízes conciliadores,o JEC passou a contar em 2014, em Alegrete, com mais cinco profissionais para atender tanta demanda.
Liderando o ranking de reclamações estão as ações contra empresas de telefonia. Segunda a escrivã, Cleonice Alvarenga, cerca de 65%  das ações do JEC são contra essas empresas. Ela informa que são realizadas por noite cerca de 54 audiências que acontecem até por volta 21h30min, no encerramento da agenda de audiências do dia. Quando não acontece a conciliação na primeira audiência, esclarece  a escrivã,  se remarca uma outra audiência de instrução.
A advogada Patrícia Ribeiro, que tem vários clientes com ações contra empresas de telefonia, diz que “as ações ocorrem porque muitas das empresas que atuam no país, incluem nas contas da população serviços não contratados, e muitas vezes, o consumidor não se dá conta disso”. Assim como dos valores indevidamente cobrados em suas contas. Tipo “seguros” ‘chamada em espera” “pacote inteligente”, entre outros.
Ainda de acordo com a advogada, 90% desses processos são ganhos pelos clientes. Destaca que  consumidores locais estão se dando conta da má-fé destas empresas e buscam o Judiciário para garantir o que foi efetivamente contratado.
Ela salienta que Alegrete está entre as cidades do interior do Estado que mais  possuem ações contra as empresas de telefonia em geral.
JEC PEQUENAS CAUSAS (1)
 
Fotos: Vera Pedroso