Tradicionalistas de Alegrete estiveram reunidos na noite de sexta (5), no Salão Azul do Centro Administrativo Municipal, para dar início aos Festejos Farroupilhas 2015.
Cléo Trindade, será pelo 11º ano o coordenador – “Espero com a colaboração de todos os patrões de CTG’s e posteiros de Piquetes que a gente possa cada vez mais elevar a nossa Semana Farroupilha para o Estado. A expectativa é superar todas as outras edições.”
Ilva Goulart, coordenadora da 4ª Região Tradicionalista destacou as dificuldades das entidades, mas convocou para que mesmo com os problemas, a cultura gaúcha não deixe de ser cultivada – “Vamos trabalhar para que este ano seja melhor que todos os outros”.
Com o tema estadual “O Campeirismo Gaúcho e a sua Importância Social e Cultural”, a organização irá focar na influência da cultura local e regional na formação de estâncias, religiosidade, medicina campeira, e demais fatores deixados na herança gaúcha da Fronteira Oeste.
Dentro da programação estão previstos seminários, mateadas e concurso para escolha de peões e prendas. No dia 11/09 a chama será distribuída em Alegrete. O tradicional desfile de 20 de setembro seguirá o mesmo roteiro de costume. O desfile do Passo Novo acontecerá no dia 19. O temático ainda está sendo programado, na dependência da disponibilização de recursos.
Cléo Trindade também aproveitou a oportunidade para esclarecer algumas dúvidas sobre a legislação para a realização de eventos. Ao finalizar, agradeceu a participação de todos e afirmou: “Hoje Alegrete é bem representado e reconhecido em todo o RS graças ao trabalho prestado pelas entidades alegretenses”.