Trânsito na Rua dos Andradas será bloqueado na segunda-feira

Limpeza da boate Kiss começa na terça-feira e deve durar uma semana

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Depois de dois adiamentos, na terça-feira, uma equipe de uma empresa especializada entrará no prédio da boate Kiss para fazer a limpeza e descontaminação do local (veja como será o processo abaixo). Mas, para isso, o trânsito na Rua dos Andradas será bloqueado já na segunda-feira para montagem da estrutura logística.
Durante o período de limpeza, que tem prazo estimado de sete dias, o trânsito ficará interrompido na Andradas, entre a André Marques e Avenida Rio Branco. Será permitido acesso apenas aos moradores e veículos que se dirigirem à sede da AABB e à cooperativa do Banco do Brasil que funcionam na mesma quadra. Um funcionário da Geo Ambiental Consultoria e Licenciamento, de Porto Alegre, que coordenará a limpeza, controlará o fluxo na esquina com a Rua André Marques, onde serão colocados cones.
A prefeitura orienta os motoristas e ônibus urbanos a utilizarem a Rua Vale Machado como desvio. O início e o fim do trabalho será acompanhado por um técnico da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).
Para executar o trabalho, a Kiss será envolta em uma bolha de proteção que isolará toda a frente da boate. O objetivo é que a poeira tóxica existente lá dentro não se espalhe no ambiente. Todas as ações ocorrerão dentro da bolha. Lá ficarão todos os equipamentos necessários e o caminhão que fará o transporte dos resíduos, móveis e escombros existentes no local. A calçada, junto a um supermercado que fica em frente ao prédio, ficará liberada para a passagem de pedestres. Porém, a entrada e saída de veículos do estabelecimento também será interrompida.
O serviço deve levar sete dias, mas, conforme Paulo Henrique Corrêa da Silva, advogado da Econn Empreendimentos de Turismo e Hotelaria, dona do imóvel, a expectativa é que dure menos tempo. Além da remoção e destinação dos resíduos decorrentes do incêndio, o plano de desintoxicação do local inclui coleta de mostras do solo para análise. O trabalho envolverá quatro empresas _ uma que fez o projeto e coordenará o processo, uma para limpeza, uma para o transporte e uma para a destinação final. O advogado estima que custo total fique em cerca de R$ 100 mil. Valor que deverá ser cobrado posteriormente do locatário, no caso, a Santo Entretenimento (razão social da Kiss).
A Justiça aguarda a limpeza do imóvel para decidir se fará ou não uma reconstituição da tragédia.
Confira como deve ser a limpeza do prédio da Kiss:
– Na Rua dos Andradas, em frente ao prédio, será montada uma estrutura com tapumes nas três laterais e lona na cobertura, formando uma bolha no entorno da boate
– A bolha impedirá que pó decorrente do trabalho de limpeza se espalhe no ambiente externo
– Deve ser montado um sistema de iluminação interna com geradores e refletores e instalada uma linha de exaustão, para minimizar impactos da poeira e cinzas finas
– Dentro da bolha ficarão os equipamentos de proteção e de apoio às atividades, como caçambas
– Na bolha também ficará um caminhão onde serão depositados os resíduos e que fará o transporte até o destino final. O veículo ficará dentro da estrutura até o fim do trabalho. Caso encha antes do término, será substituído por outro
– O local terá vigilância 24 horas _ a mesma feita pela Brigada Militar no local
– A boate será dividida em duas áreas: uma onde estava localizado o palco e iniciou o incêndio e a outra onde se encontrava o bar e a área VIP. Na primeira, deverá ser removida parte da estrutura que sustentava o forro, onde ocorreu o incêndio, com raspagem e limpeza do piso e acondicionamento em sacos plásticos, para posterior descarte nos contêineres. Da segunda área, deverão ser removidos o mobiliário e os equipamentos eletrodomésticos
– Gás de geladeiras e equipamentos de refrigeração também devem ser removidos, embalados e acondicionados em contêineres
– A limpeza e higienização das paredes internas deverá ser manual, com a utilização de equipamentos de proteção individual, sem a utilização de água em abundância
– As atividades de limpeza e remoção dos resíduos sólidos ocorrerá das 8h às 18h
– A previsão é de que o trabalho leve sete dias, mas pode ocorrer em menos tempo
– Todos os resíduos removidos serão destinados para a unidade da Ecottotal Sistemas de Gestão Ltda, de Capela de Santana
– O transporte será feito pela Transportadora Dinâmica Ltda
– Ambas as empresas são licenciadas pela Fepam
– Depois da limpeza, será realizada sondagem e amostragem de solo, em duas profundidades (20 e 50 centímetros) para análise de toxinas no interior da boate. Os pontos escolhidos serão aqueles onde for verificada a maior concentração de cinzas residuais resultantes do incêndio
– Deverá ser encaminhado à Fepam, em 45 dias, após a conclusão dos trabalhos, um relatório técnico descritivo contemplando todas as etapas do trabalho de limpeza, contendo com documentação fotográfica das atividades de limpeza e remoção de resíduos (incluindo disposição final), sondagem e amostragem de solo e resultados das análises.
 

Fonte: DIÁRIO DE SANTA MARIA