Treinador alegretense de vôlei de praia brilha na Europa

Lissandro Carvalho tem 41 anos, saiu do Alegrete após quitar o Serviço Militar. Sua trajetória de vida daria um livro. Nasceu e se criou na Avenida Eurípedes Brasil Milano, estudou, trabalhou, e nunca desistiu do seu sonho.

2015-01-06 16.08.05

Ele foi aprovado num concurso público da Corsan e ingressou na Companhia na Região Metropolitana, escalou vários cargos de gerência e estudava e jogava voleibol, seu grande sonho, na equipe da Frangosul.

Entre muita força, determinação e luta para se tornar um jogador de voleibol, Lissandro se destacou em campeonatos e jogos de vôlei de areia. Numa etapa em Porto Alegre, o atleta baiano Paulão (Paulo Roberto Moreira), campeão de vôlei de praia fez um convite para formar dupla e competir no circuito praiano na Itália. “Pedi uma licença prêmio de 3 meses da Corsan e fui jogar”, explica Carvalho.

beach na praia

A dupla deu certo e Lissandro foi bi-campeão em Mondello, escolhido Rei da Praia em Cecília. “Voltei ao Brasil, pedi as contas e fui em busca do meu sonho”, resume o alegretense, depois de muita conversa com a família e negociações com sua empresa.

beach jogadores

Há 10 anos na Itália, o alegretense conquistou inúmeros títulos como jogador, entre a quadra e a praia e conquistou os italianos.

beach pódio

Em Grottazzolina, na Região Marche da Itália, o presidente da Federação convidou o alegretense para assumir um projeto de trabalhar a base no voleibol de areia. “Assumi um compromisso, o medo era o maior obstáculo”, revela.

bech london

Mais uma vez brilhou o projeto. Deu tão certo que inicialmente contemplou 40 meninos. Arrematou títulos no Sub 18, 20 e 21, além de conquistar a categoria juvenil. Lissandro teve de abandonar o vôlei ao assumir a seleção principal feminina de vôlei de areia, mais um trabalho digno:

beach gurias

Medalha de Prata nos Jogos do Mediterrâneo 2009 (Itália)

Medalha de ouro no Campeonato Europeu 2011  ( Noruega)

5 ° lugar nos Jogos Olímpicos de Londres 2012

Medalha de Ouro Campeonato Europeu de Sub-20 2010  (Grécia)

Medalha de Prata no Campeonato Mundial de Sub-21 2010  (Turquia)

Medalha de Prata Campeonato Europeu de Sub-23 2010 ( Grécia)

Medalha de ouro e medalha de bronze Jogos do Mediterrâneo em 2013 (Turquia)

5º lugar no Ranking Mundial de vôlei de praia 2012

4 Medalhas de Prata no World Tour( Circuito Mundial de vôlei de praia) 2010/2011/2012

4 medalhas de bronze no World Tour ( Circuito Mundial de vôlei de praia )2011/2012

5º lugar nos Jogos Asiáticos de Praia 2014 – (Korea)

Medalha de Ouro 2014 Jogos Asiáticos de Praia ( Tailandia).

O trabalho foi amplamente reconhecido e o alegretense foi convidado a ir para o Cazaquistão colocar o mesmo projeto em prática. “Mais uma vez o medo, só que a determinação e a vontade de vencer era maior”, recorda.

De forma inédita, levou o time feminino do Cazaquistão ao título do Asian Beach Games, participou do Asian Games que é as Olimpíadas Asiáticas.

beach asian

 

Lissandro mora em Roma, mas diz que passa mais viajando do que em casa. Arrumou um tempinho e visitou sua família em Alegrete. Tem duas filhas, a Valentina com 4 anos e a Vitória com 11, que foi alfabetizada na Itália. Morou alguns anos lá e hoje as duas residem em Novo Hamburgo com a mãe. “Trouxe elas para ver minhas raízes, família é a base de tudo”, comenta emocionado.

beach filhas

Lembrou do seu início no Oswaldo Aranha, onde não esquece o corte da professora Vera Palma e da professora Nara: “fui dispensado do time de vôlei” relembra. “Mas não desisti, pratiquei handebol e nunca me afastei do caminho do voleibol”.

Técnico da seleção italiana do vôlei de praia sênior, responsável técnico de todas as categorias de base da Itália nos anos de 2009-2013.

Atual técnico da seleção de vôlei da praia do Cazaquistão, membro da Comissão técnica da Confederação Européia de vôlei de praia (CEV), membro da comissão técnica da Federação Internacional de vôlei (FIVB).

Com todas essas atribuições, Lissandro não esquece da sua trajetória, “Nunca desisti do meu sonho, subi degrau por degrau, esperei o momento certo, estudo, a minha trajetória de ensino, cursos capacitados, tudo isto foi responsável para eu chegar onde cheguei”

beach rádio

Um dos técnicos mais valorizados da Itália voltou ainda nessa semana ao país asiático, pois terá uma reunião no dia 16 em Luxemburgo com a Confederação Européia para montagem de projetos, cursos de formação de técnicos. Antes, se reúne com a Confederação Italiana para definir a volta ao País para treinar o time feminino em busca de medalhas nos jogos do Rio 2016.

2015-01-06 16.07.51

Lissandro completa este ano 10 anos de contribuição na Itália e ganha a dupla cidadania. De uma família de quatro irmãos, o alegretense pensa em voltar ao Brasil como técnico do vôlei de praia, tentar criar projetos na base. “Quem sabe um dia eu volto defender o meu país”, finaliza o alegretense, que conquistou seu sonho e o mundo.

2015-01-06 16.06.54

Por: Júlio Cesar Santos