Três alegretenses recebem Troféu Guri

De 10 personalidades que serão agraciadas com o Troféu Guri hoje à noite em Esteio, três são alegretenses
henrique-horz
A Expointer é reconhecida internacionalmente, com uma das maiores e mais importantes feiras do segmento.

Dentre os eventos da feira, o Troféu Guri é a solenidade que homenageia as personalidades que contribuíram para levar o nome do RS além de suas fronteiras.

O prêmio Troféu Guri chega a sua 17ª edição em 2014. Um evento consolidado, que conta anualmente com a presença de referências da política, agricultura, economia e cultura, Num momento memorável para a sociedade rio-grandense, ocorre hoje à noite (20) a solenidade de premiação.

A casa RBS na Expointer, será o local onde os 10 novos agraciados escreverão seu nome na história do tradicional Troféu Guri.

Para orgulho da comunidade alegretense, três nomes de homens que se destacaram por suas atividades e serviços relevantes em prol do Estado.

– Eurico Faria Dorneles, produtor rural e empresário. É fundador do clube de plantio direto, que deu origem à Cooplantio, natural de Alegrete iniciou suas atividades  na produção de arroz irrigado.

Foi pioneiro em várias ações do ramo orizícola, hoje aos 82 anos, segue inovando, agora no comércio de produtos com a China e investindo em montadora de tratores e energias renováveis.

– Sérgio Faraco, natural de Alegrete é um dos escritores mais premiados do RS. Estudou na então União Soviética, nos anos 60, e , no Brasil bacharelou-se em Direito. Recebeu por três vezes o Prêmio Açorianos de Literatura, e, em 1999, o Prêmio Nacional de Ficção da Academia Brasileira de Letras. Seus contos foram publicados em vários países.

– Henrique Osório Dornelles, presidente da Federarroz, é graduado em Engenharia Mecânica e pós graduado em Administração, especializado em Gestão Empresarial. Henrique tem participação ativa no setor arrozeiro. Preside a Federarroz, e teve atuação no Irga e como representante da Farsul no Conselho de Consumidores da AES Sul. Atualmente é sócio-proprietário da Cristal Aviação Agrícola Ltda.

Além dos alegretenses recebem a distinção: Rogério Bruno Sauthier, Carmen Ferrão; Albino Manique; Marcelo Pasqualoto Canellas; Nelson Eggers; Tania Rosing e Humberto Gessinger.

O prêmio é concedido anualmente pelo grupo RBS e pela Rádio Gaúcha. A distinção leva este nome em homenagem a canção Guri, interpretado por César Passarinho. Criado em 1998, o prêmio já homenageou profissionais de destaque que ajudaram a promover a cultura do Estado para além fronteiras gaúchas, assim como estes três ilustres alegretenses.

Por: Júlio César da Luz