Troca de placa não transfere crédito do Estacionamento Rotativo

Desde que passou a vigorar, no dia 17 de dezembro, muitos veículos já estão rodando com a placa do Mercosul.


Segundo a gerente local, Patricia Gidiel, é importante que os condutores, usuários do Estacionamento Rotativo, que tenham crédito, após a troca procurem o escritório. Ou podem informar ao monitor que havia crédito na placa anterior para transferir os créditos.

Patrícia explica que o sistema do rotativo não é interligado com o Detran, portanto, não é automática a transferência dos valores. Atualmente, o Estacionamento Rotativo está com 930 vagas das 1.203 formalizadas no contrato realizado entre a empresa BR Parking e Prefeitura de Alegrete.


A placa é obrigatória no primeiro emplacamento, troca de município, propriedade do veículo, substituição por perda, roubo ou avaria do bem. A resolução 748, do começo de dezembro, já havia definido que a placa não traria mais os brasões do estado e do município no emplacamento do veículo. 

O Detran-RS informou que mais de 50 mil veículos já estão emplacados e rodando com a nova identificação. A placa do Mercosul não tem mais o nome da cidade e a sigla da unidade da federação, apenas o nome do Brasil.


O que tem na nova placa:

1- Só tem o nome do país. Não tem mais cidade e sigla da unidade da federação

2- Quatro letras e três números, o inverso do modelo atual com três letras e quatro números

3- Cor de fundo passa de cinza à branca.

4- A cor da fonte das letras e dos números muda conforme o tipo de veículo: preta (passeio), vermelha (comerciais), azul (carros oficiais), verde (teste), dourado (carros diplomáticos) e prateado (colecionadores)

5- QR-Code para identificação digital