UFSM extingue o vestibular e adota o Enem

A partir de 2015, Federal reservará 80% do total de vagas para ingresso pelo sistema

17125812
Em reunião extraordinária realizada na manhã desta terça-feira, integrantes do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovaram a reserva de 80% do total de vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O restante das vagas será reservada para candidatos que concorrem pelo processo seletivo Seriado 2 e 3, sendo extinto em 2016.
Sendo assim, o ingresso de novos estudantes da UFSM a partir de 2018 será somente pelo Sisu, que usa as notas do Enem como forma classificatória. Ao longo dos anos, a pauta poderá novamente ser discutida pelo Cepe.
O tema foi debatido de novo pela UFSM nesta terça-feira após a primeira decisão _ de adoção integral ao Sisu ainda em 2014 _ ter parado na Justiça Federal. Em 19 de dezembro, o juiz Loraci Flores de Lima determinou que a decisão do Cepe realmente foi precipitada em função do curto espaço de tempo para a inscrição de alunos ao Enem.
Durante a sessão desta terça-feira, foi ainda apresentada outra sugestão: 80% da reserva de vagas ao Sisu e 20% pelo Seriado, sendo o tema debatido novamente em três anos (parecer da relatoria).
Fonte: Zero Hora