Um diferencial: contação de histórias e muito amor às crianças abrigadas no Ciep

Desde que as águas subiram e as pessoas tiveram de deixar suas casas, são tantas as necessidades… Roupas, colchões, calçados, alimentos, água, material para limpeza etc. Sim! Precisamos suprir as necessidades básicas das pessoas desabrigadas, oferecendo teto, alimento, vestuário… Mas também podemos dar atenção ao coração.

Ciep crianças da enchente 3

Pensando nisso, algumas pessoas se mobilizaram e preparam um lanche com refrigerantes e sanduíches e levaram para as 101 pessoas que estão alojadas no ginásio da escola CIEP.

Cipe crinças ad enchente

Dentre os desabrigados estão cerca de 40 crianças. E para elas que ainda não entendem ainda esse sofrimento todo nada melhor que histórias, livros, carinho, atenção, pirulitos, afago, contos e amor.

Duas professoras levaram, com o alimento para o estômago, o alimento para à alma. E assim, no meio do ginásio,  distribuíram pirulitos  e 40 livros infantis, leram historinhas, conversaram e se encantaram com os olhos brilhantes cheios de esperança e curiosidade sobre a magia das histórias dos livros.

Olhinhos atentos aos o livros

Ciep crianças da enchente 2

A professora Ana Amália Ferreira, representou o Grupo Solidare e também é mãe de aluna do Ciep, a professora Marileia Marchezan leciona no Ciep  Ambas agora são voluntárias e – assim como centenas de outros alegretenses – têm auxiliado as pessoas desabrigadas.

“Assim que conseguirmos mais livros, levaremos a outras crianças, em outros locais, pois acreditamos que os pequenos,mesmo nesta situação de desabrigo do lar merecem fazer viagens imaginárias, sonhar, ampliar horizontes, divertirem-se, dar asas à criatividade, enfatizam as professoras. É lindo ver o sorriso e o rostinho de encantamento de cada criança na hora da leitura das histórias  e quando manuseiam os livros”.

As 24 famílias permanecem abrigadas no ginásio do Ciep, sem acesso às demais dependências da Escola são assistidas pela Defesa Civil, que envia  almoço e janta feitos por militares e grupos voluntários. Também recebem lanches levados por voluntários.  As famílias estão bem organizadas e recebem diversas doações de grupos ou pessoas que levam pessoalmente os donativos.

Os materiais são entregues às coordenadoras Gringa e Negra. Elas recebem e distribuem aos demais conforme as necessidades.

 

Quem quiser doar para essas e outras famílias pode colaborar com: material de limpeza, luvas, saco de lixo,  roupas de cama e toalhas, roupas de verão, chinelos e roupas  infantis, material de higiene pessoal, alimentos,  biscoitos, leite, pães, fraldas M  e G, brinquedos, ventiladores, cadernos para colorir  e giz de cera etc.  E livros, muitos livros, para todas as idades!