
Uma universidade pública com ingresso via ENEM ou nota do Ensino Médio, que oferece uma oportunidade gratuita para aqueles que desejam cursar um ensino superior na área de tecnologia no campus de Alegrete.

Neste dia 16, a direção do campus com a presença do reitor, Edward Pessano, e da vice-reitora, Franceli Brizolla, que vieram de Bagé, realizou uma programação especial para comemorar os 18 anos da Unipampa em Alegrete. Professores, servidores e estudantes participaram do evento. O diretor do campus de Alegrete, professor Dr, Ederli Maragon, saudou os presentes e fez um histórico da universidade, com a presença do prefeito Márcio Amaral.

Alegrete é selecionada para implantação de Centro Dia Para Pessoas Idosas

Reitor e vice – reitora da Unipampa
A iniciativa de criar a universidade foi do Governo Federal, e a cessão do espaço foi realizada pelo então prefeito da época, José Rubens Pillar, que destinou parte do antigo campo de aviação, no início da Zona Leste, para o campus. Este começou pequeno, mas foi crescendo aos poucos, com a construção de novas salas de aula, laboratórios e restaurante universitário. Hoje, o campus de Alegrete é um dos maiores da Unipampa, que possui 10 campis em diversas cidades da metade sul do Rio Grande do Sul.

Os cursos oferecidos no campus de Alegrete são: Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Agrícola, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia de Software e Ciência da Computação. Além disso, há quatro cursos de pós-graduação: mestrado e doutorado em Engenharia, pós-graduação em Engenharia Elétrica e pós-graduação em Engenharia de Software.
A área da Unipampa em Alegrete possui 12 mil m², conta com 99 professores, 61 servidores e mais de 1.200 alunos. O campus também abriga o PampaTec, que desempenha um papel fundamental na incubação de empresas, tendo gerado 26 empresas e mais de 100 empregos.

O prefeito Márcio Amaral destacou o orgulho que a Unipampa representa para a cidade e como ela transformou Alegrete, atraindo alunos de várias partes do Brasil. Ele também enfatizou a simbiose entre a universidade e a prefeitura, que engrandece o município.












Fotos: PAT e Joaquim Antonio