XI Conferência Municipal de Assistência Social iniciou pelos bairros

O debate sobre o financiamento e gestão do Sistema Único de Assistência Social chega ao seu ponto máximo. No próximo dia 29 de julho, acontece no Centro Cultural Adão Ortiz Houayek a XI Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2026”.

Porém, a comunidade alegretense já vem preparando-se para este momento desde o início de julho. O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura, com sua Comissão Organizadora, promoveu seis pré-conferências preparatórias para a XI Conferência Municipal de Assistência Social. Nestes encontros, com forte participação da comunidade, foi feita a escuta das demandas dos bairros, proposições que serão discutidas na XI Conferência.

Secretário Aguiar e presidente do conselho, Luciano Leães, coordenam a pré-conferência na Escola Estadual Lauro Dornelles

O secretário de Assistência Social, José Eduardo Aguiar, avaliou positivamente as pré-conferências. “A grande participação da comunidade é que faz a conferência ter resultado efetivo. É a partir da proposição e discussão das demandas que é possível qualificar ainda mais o serviço da secretaria e do Sistema Único de Assistência Social”, explica.

As conferências municipais e estaduais elegem delegados para a X Conferência nacional, que acontece em Brasília de 7 a 10 de dezembro. Pretende propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado.

A XI Conferência de Assistência Social começa às 7h30min.

FÓRUM – antes da XI Conferência, no dia 28 de julho, acontece o III Fórum Municipal dos Trabalhadores do SUAS, que será realizado no Centro Cultural Adão Ortiz Houayek, às 18h30min.