Alegretense, árbitro federado no Vôlei de Praia em Santa Catarina sonha em participar de etapa do Mundial

O alegretense Émerson Barros Dambros, mora com a família em Itapema desde 2007, após ser aprovado num concurso da Prefeitura da cidade do litoral catarinense.

No ano de 2008, ele teve a oportunidade de concluir um curso da Federação Catarinense de Vôlei de Praia. Aprovado na prova teórica, acabou reprovado na parte prática. Possuía experiência só como atleta.

Mas não faltaram oportunidades para ele trabalhar como árbitro. Em 2017, por incentivo de árbitros já federados que trabalhavam junto com o alegretense.

Logo apareceu a possibilidade de novos desafios como superliga e a etapa do Mundial de Vôlei de Praia, que ocorre desde 2008 em Itapema.

O alegretense resolveu novamente fazer o curso da FCV, agora com mais experiência, foi aprovado e desde então integra a categoria iniciante, onde teria que cumprir um período de estágio.

Fato este que impossibilitou sua participação no mundial de 2019. Neste mesmo ano, acabou participando como árbitro dos Jogos Escolares de Santa Catarina, nas categorias menores. Também atuou na arbitragem das etapas do catarinense Sub-17, Sub-21 e Adulto.

No final de 2019, foi escalado para trabalhar nos JASC. “Este ano seria muito especial para mim. Já estava pré-convocado para o Mundial que aconteceria no início de maio,  infelizmente essa pandemia mais uma vez adiou a possibilidade de poder estar trabalhando próximo dos melhores atletas do mundo no vôlei de praia,  visto que a etapa de Itapema é um evento 4 Estrelas”, resigna-se o árbitro alegretense.

O estado catarinense já está com um novo calendário para começar os jogos a partir de agosto com etapas do campeonato catarinense de vôlei de praia. Émerson, já está na expectativa de um Open no mês de novembro. A Etapa do Mundial foi cancelada este ano, com nova data já confirmada para início de abril de 2021.

Júlio Cesar Santos                                   Fotos: acervo pessoal