

No mês de julho de 2024, Raiany conquistou o título de 1ª Prenda Mirim do Rio Grande do Sul durante a 53ª Ciranda Estadual de Prendas. Esse título lhe deu a oportunidade de participar da Geração da Chama Crioula, um evento significativo para os tradicionalistas do estado. Ela descreveu sua participação como uma experiência emocionante e destacou o orgulho dos tradicionalistas no evento.



“A experiência de participar da geração da Chama Crioula foi cheia de emoções. Ver o orgulho dos tradicionalistas nesse momento tão importante faz com que a gente sinta ainda mais amor pelo nosso Rio Grande do Sul. Para mim, a geração da chama foi uma festa muito linda que ficou marcada na história do Movimento Tradicionalista e do Alegrete”- destacou.
A tradição cultuada de pai para filho na família Amaral
Ao saber que viria a Alegrete, Raiany manifestou o desejo de conhecer Matteus Amaral, cujo desempenho no Big Brother Brasil emocionou os gaúchos ao levar a tradição do estado para um público nacional. Por meio de Juliano Rannov, amigo comum, ela conseguiu contato com a assessoria de Matteus, que se mostrou receptivo e humilde durante o encontro.
“Eu não assisti ao programa na televisão, mas acompanhamos pelas redes sociais. Cada conquista dele nos enchia de emoção ao ver como ele levou nossa tradição para o mundo, alcançando lugares que jamais imaginávamos. As músicas que tocavam no programa, como ‘Canto Alegretense’ e ‘História dos Passarinhos’, em rede nacional, foi algo indescritível. Não tem como não se emocionar. Quero dizer, e acho que os Alegretenses sabem, que o ‘Canto Alegretense’ não é apenas de Alegrete; é um hino dos gaúchos e das gaúchas de todas as querências, como dizia o seu autor, Nico Fagundes.
Desde o início, Matteus foi muito receptivo e querido. Ele é uma pessoa muito humilde. O Matteus representa o amor pela nossa cultura e o amor pelas pessoas”-citou.
Imagens mostram cavaleiros da Chama Crioula enfrentando os rigores do inverno
Raiany nasceu em uma família apaixonada por música. Desde cedo, foi inspirada pelo bisavô, que tocava gaita, e pelo pai. Com apenas 8 anos, participou de seu primeiro concurso de prenda num Centro de Tradições Gaúchas (CTG) e se apresentou em escolas e festivais regionais. Em 2024, Raiany estreou no reality show Canta Comigo Teen, da Record, interpretando “Amores Extraños”, de Laura Pausini. O programa é a versão infantojuvenil de All Together Now, formato internacional adaptado para o Brasil.
Raiany também compartilhou seus planos para o futuro, tanto como 1ª Prenda Mirim do Rio Grande do Sul quanto em sua carreira musical. Ela pretende promover a cultura gaúcha e as antigas brincadeiras entre as crianças, além de continuar participando de festivais nativistas e gravar músicas em parceria com colegas do programa Canta Comigo Teen.
Veja no link: https://www.instagram.com/reel/C-xWswVR5vx/?igsh=MTVxZGMxaXBicWZmMg==