O encontro teve como objetivo discutir parcerias e estratégias para fortalecer o turismo local e promover eventos que gerem impacto positivo no município.
Durante a reunião, foi abordada a revitalização do cemitério da família de José de Abreu, também conhecido como Barão do Cerro Largo, um dos patronos da fundação de Alegrete. A revitalização do local faz parte de um projeto maior que visa integrar a área a um roteiro turístico, com o intuito de resgatar e divulgar a história dos indivíduos que contribuíram para a construção da cidade. “Essa ação vai permitir aos turistas e moradores conhecerem mais sobre os pioneiros da nossa terra, além de preservar a memória histórica de Alegrete”, afirmou o Secretário Fernando Lucas.
Henrique Flores| Da prematuridade na UTI Neo ao sucesso nas domas se passaram só 15 anos
O Diretor de Turismo, Leonardo Cera, também destacou a importância do evento BAITA TUR MILITAR, que ocorrerá durante o 3º Fórum de Turismo de Alegrete. O evento oferecerá um roteiro guiado pelo 6º RCB, onde os participantes poderão conhecer o material bélico, veículos de combate, monumentos e a rica história do Exército Brasileiro. “Esse evento tem um grande potencial para atrair visitantes, especialmente aqueles interessados em história militar, e será mais uma oportunidade para mostrar as riquezas de nossa cidade”, afirmou Cera.
Além do BAITA TUR MILITAR, também foram firmadas parcerias para a realização de outras importantes atividades turísticas, como as Provas de Orientação Temática, a Temporada Hípica, o Baile e a Meia Maratona da Independência. Segundo o comandante Cestari, essas iniciativas têm atraído anualmente muitos familiares de militares e visitantes, impactando diretamente o setor de turismo. “Eventos como esses geram um movimento significativo no setor de serviços da cidade, beneficiando hotéis, restaurantes e o comércio local, além de fortalecer o vínculo da comunidade com os visitantes”, destacou o Tenente Coronel.
A colaboração entre a SEDETUR e o 6º RCB visa não apenas fomentar o turismo, mas também promover o fortalecimento de ações que conectem a história, a cultura e o desenvolvimento econômico de Alegrete, através da valorização do patrimônio local e da realização de eventos de grande porte.