Esse foi um dos assuntos mais debatidos nos últimos dias pela população que depende do transporte coletivo para se locomover. A colocação da catraca próxima ao degrau da porta de saída dos ônibus, segundo os usuários, dificulta a descida dos passageiros. Muitos argumentam que o equipamento seria mais estreito que o original, e que pessoas idosas ou com limitações para se movimentar com mais agilidade, enfrentam dificuldades pelo posicionamento da catraca. Quando os carros estão lotados, o problema se agrava.
Alguns vereadores se manifestaram nas redes sociais sobre a polêmica. Cleni Paz, da bancada do PP, apresentou requerimento pedindo explicações das empresas Vaucher e Nogueira sobre o procedimento de controle colocado nos veículos sem que houvesse um anúncio prévio e nem orientações aos usuários.
A prefeitura não se manifestou sobre o assunto. O portal Alegrete tudo tentou inúmeras vezes buscar informações com uma das empresas, mas não foi nem atendidos pela direção.
Resta aguardar se a Câmara de Vereadores terá alguma explicação dos diretores das empresas sobre o porquê da segunda catraca, bem como sua finalidade.