A gratidão é sempre um gesto nobre que engrandece quem reconhece e quem recebe

Ser bombeiro é um sonho de muitas crianças, mas a realidade do dia a dia de trabalho é bem diferente daquela da fantasia infantil. A coragem é real, nas ocorrências estão equipes que passaram por um treinamento intensivo para não errar, pois um único erro pode ser a diferença entre a vida e a morte das pessoas que dependem desses profissionais.

Ser Bombeiro é saber que diariamente vai estar oferecendo sua vida para salvar a vida de pessoas que, na maioria das vezes, nunca viu antes. O perigo é diário, seja lutando contra o fogo ou numa situação limite em que há risco de vida para pessoas inocentes.

( Na foto: Roberto Cariolato, Soldado Guerra; sargento Lagemann; sagento  Jocimar; Tenente de Ávila; soldado Martins e soldado Sacks)

Em Alegrete a reportagem do Portal Alegrete Tudo, já acompanhou muitas ações dos Bombeiros, algumas determinantes no resgate ou no salvamento de muitas pessoas, como em casos de afogamentos, tentativas de suicídio, incêndios e acidentes com vítimas presas às ferragens.

Se questionados, eles vão dizer que esse é o trabalho a ser realizado. Não esperam reconhecimento ou demonstração de gratidão. Porém, é importante salientar que além do excelente profissional, cada Bombeiro tem uma história e, antes de mais nada é um ser humano que deixa sua família em casa para arriscar a sua vida em prol de toda comunidade.

Na última sexta-feira(19), a manhã no quartel dos Bombeiros em Alegrete, foi diferente. Um dos proprietários da padaria Canto Doce, esteve na Unidade com um regalo a todos que estavam no combate ao sinistro que destruiu o estabelecimento comercial localizado na rua Luiz de Freitas, Centro.

Os pães e demais acompanhamentos para um café, demonstrou a gratidão da família ao trabalho dos Bombeiros, fundamentais naquela noite para que o sinistro não tenha se tornado uma tragédia. O trabalho intenso e exaustivo, inclusive de Bombeiros que estavam de folga e foram acionados para auxiliar, não passou despercebido pela família Cariolato. Ao ser questionado pela reportagem sobre a iniciativa de agradecer, Roberto citou que é uma forma de demonstrar para a sociedade e valorizar o trabalho realizado pelos Bombeiros em nosso Município. São acionados nos momentos mais críticos, estão sempre em alerta, mas muito pouco se reconhece.

Na noite do incêndio a guarnição estava composta pelo sargento Cadona e soldados Neto, Guerra e Jonas. Soldado Nascimento e sargentos Jocimar e Ramos foram acionados, eles estavam de folga.

Para o sargento Robson que estava no quartel, no momento em que a reportagem fez o contato, o reconhecimento é algo que é muito mais intrínseco, embora o trabalho deles seja realizado sem esperar que haja algum gesto, pois esta é a profissão que escolheram, essas atitudes fortalecem ainda mais a equipe. “Recordo também, de um senhora há muitos anos. Ela sofreu um acidente e ficou presa às ferragens e realizamos o resgate. Tempo depois, quando recuperada esteve aqui com uma caixa fe Bis para agradecer. Nunca mais esquecemos, pois não foi o chocolate o protagonista e, sim o olhar e o carinho da senhora que se sentiu acolhida por nós. Ficamos muito felizes pelo gesto” – comentou.

 

Flaviane Antolini Favero