A Semana da Câmara de Vereadores de Alegrete teve uma noite especial neste dia 17 de abril. Parentes, amigos e admiradores foram ao plenário assistir a homenagem a um ilustre alegretense, conhecido nacional e internacionalmente por ser a Voz do Brasil.
Quando você ouvir: Em Brasília 19h, entra no ar o programa a Voz do Brasil ao som de Paulo César Viana Otaran, jornalista alegretense nascido no Bairro Ibirapuitã onde viveu a infância e a adolescência na casa dos pais. Paulo Otaran como é conhecido tem uma extensa trajetória na imprensa do Brasil.
A voz marcante do locutor inciou a carreira na Rádio Alegrete, como “estudante aprendiz de Redação” sob a orientação do jornalista Alair Almeida no início da década de 1980. Em 1983 foi contratado pela Rádio Gazeta, incentivado pelos radialistas Samuel Marques e Auri Dorneles. Na emissora ficou até abril de 1984, de onde se transferiu para Osório.
De lá, para a Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão em Porto Alegre e São Paulo. Em Porto Alegre sua voz marcante esteve nas emissoras Difusora (hoje Rádio Band), Rádio Capital, Rádio Gaúcha, Rádio Guaíba (em período de suplência), Ipanema, Itapema FM, Rede Atlântida e RBS TV.
No interior gaúcho trabalho nas rádios Progresso de Novo Hamburgo e Caxias, de Caxias do Sul. Migrando para Santa Catarina por conta de uma oportunidade profissional inusitada, trabalhou nas rádios Tabajara de Tubarão, rede Eldorado em Florianópolis e Criciúma, e em Televisão nos canais SSC/SBT em Lages, RBS TV e Rede TV em Criciúma e TV Record.
Em 1992, quando estava em Santa Catarina foi convidado e habilitou-se a ser estagiário junto ao Serviço Brasileiro da Voz da América – emissora oficial do governo americano, onde se concentram até hoje expressivos jornalistas e radialista de todo o planeta. O estágio que seria por 3 meses, se transformou numa passagem efetiva de quase meia década (4,8 anos).
Retornando ao Brasil reassumiu o projeto de transformação em sistema talk-news da Rádio Eldorado Catarinense com sede em Criciúma estabelecendo o primeiro formato 100% jornalístico para uma emissora do interior, com olhar para o mundo, sem perder o foco local. O projeto criado e coordenado e que se mantém até hoje nos mesmos moldes.
ELE É A VOZ DO BRASIL
Em 2006, foi agraciado com o Prêmio Acaert “Microfone de Ouro” concedido por críticos do meio jornalístico aos melhores profissionais de mídia no estado catarinense, como melhor apresentador de Rádio AM. Em 2007, transferiu-se para Brasília, DF, atendendo indicação para integrar o novo cast de locutores no processo de reformulação do programa “A Voz do Brasil!”, canal oficial de informações do Congresso Nacional.
Otaran foi o segundo profissional de rádio do Rio Grande do Sul a exercer este posto, antes ocupado por Carlos Costa na década de 1980. No entanto, o primeiro formado no interior do estado e transferido diretamente do interior para a titularidade na Voz do Brasil – nunca antes visto na formatação do Programa.
Na Câmara dos Deputados, além de “A Voz do Brasil!” é apresentador titular do Programa “Eis a Questão!” da TV Câmara e Cerimonialista titular do Congresso Nacional – Câmara e Senado. Além disso, desenvolve projetos de assessoria com foco em Rádio e TV Web – a mais moderna plataforma de comunicação do mundo moderno.
E tudo isso começou no Colégio Emilio Zuñeda, quando em 1979 época da grande greve do magistério gaúcho, reuniu um grupo de colegas e juntos criaram o “Jornal Levante!”, com o objetivo de informar na escola, os resultados buscados na reivindicação do magistério. Os depoimentos colhidos eram transformados em reportagens e distribuídos as rádios locais para livre aproveitamento. Daí, veio a intervenção do jornalista Alair Almeida em o transformar à época em “Aprendiz de Repórter!”. Deu certo, e já se passam 32 anos que deixou sua cidade, seus pais, irmãos e família para construir a história pessoal e profissional, relatada neste histórico. Paulo Otaran é pai de Rafael, Paola e Pedro Buaby. Avô de David (4 anos) e casado com Sandra Salete Poletto. Mora em Brasília, Distrito Federal.
O jornalista que saiu daqui e brilhou no Brasil conserva suas raízes e tem, com esta distinção o reconhecimento do Legislativo, ao grande profissional da imprensa do País.
Otaran agradeceu,emocionado a homenagem da Câmara de Vereadores e da cidade, a qual tem orgulho e sempre que pode vem visitar parentes e rever amigos.
Fotos: Marcele Fávero