Ação Social atualiza cadastro de mais de 10 mil famílias no CadÚnico

Em Alegrete, o total de famílias inscritas no Cad. Único em abril de 2021 era de 10.304. Sendo 2.103 beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF).

Cadastro Único
Cadastro Único

A Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social, realiza a inscrição e acompanhamento de sistemas como o Cadastro Único. Esse sistema realiza reúne informações socioeconômicas das famílias brasileiras de baixa renda – aquelas que têm renda mensal de meio salário mínimo por pessoa. Essas informações permitem ao governo conhecer as reais condições de vida da população e, a partir dessas informações, selecionar as famílias para os programas sociais como o Bolsa Família.

Em Alegrete, o total de famílias inscritas no Cad. Único em abril de 2021 era de 10.304. Sendo 2.103 beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF), representando uma cobertura de 45,2% da estimativa de famílias pobres no município. O Bolsa Família é um programa de transferência de renda que beneficia famílias pobres e extremamente pobres. Entre as condicionalidades para recebimento do PBF estão o acompanhamento da frequência escolar e o acompanhamento da saúde das pessoas (crianças de até 7 anos e mulheres de 14 a 44 anos).

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No município de Alegrete também há 2.360 que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) para Idosos e 2.510 que são beneficiárias do BPC para pessoas com deficiências.

Quem pode se inscrever no CadÚnico?

De acordo com informações do Governo Federal, podem se inscrever no CadÚnico, as famílias ou pessoas que moram sozinhas, principalmente nos seguintes casos:

A soma do salário de todas as pessoas da família e dividindo pelo número de membros da família, totaliza até R$ 522,50 por mês;

A soma dos salários de todas as pessoas da família for de até R$ 3.135,00 (três vezes o salário mínimo);

Pessoas em situação de rua.

Mas se você não cumpre tais requisitos, mas precisa de um serviço que exija o número do CadÚnico também pode solicitar o cadastro.

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Como me cadastrar?

Para efetivar seu cadastro, é preciso que um membro da família, com idade mínima de 16 anos – preferência mulher, procure a Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social e apresente as informações de todos os membros da família.

CPF;
Certidão de nascimento;
Certidão de casamento;
Carteira de identidade;
Carteira de trabalho;
Título de Eleitor.

Dentre outros documentos que podem facilitar o cadastro estão: comprovante de endereço, comprovante de matrícula escolar caso haja criança e jovem com idade de até 17 anos.

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