Na manhã de quinta-feira (19), a reportagem do Portal Alegrete Tudo foi conferir o videomonitoramento de imagens da Secretaria de Segurança e Cidadania da Prefeitura.
Durante a visita, o secretário de segurança Luis Claudio Maglioli, explicou o funcionamento das 20 câmeras de segurança instaladas na cidade em 2011. O trabalho é intenso e feito em escalas. Quatro funcionários cumprem turnos em forma de revezamento, durante 24hs por dia.
Maglioli informou que as câmeras são monitoradas diariamente. O equipamento têm servido como prova para identificar delitos ocorridos em áreas de abrangência, elucidando roubos, furtos e acidentes. “Temos frequência direta com Bombeiros; SAMU; Guarda Municipal e Pronto Socorro”, explica o secretario.
Qualquer atitude suspeita, a cena é averiguada e se preciso já são acionados os demais orgãos de segurança e resgate de Alegrete. São 20 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade que armazenam as imagens por 30 dias, automaticamente. “Depois desse período o próprio sistema exclui e volta a gravar”, comenta Maglioli.
A Secretaria de Segurança e Cidadania da Prefeitura de Alegrete, só libera imagens através de solicitações do Ministério Público, Polícia Civil ou através de ordens judiciais. Todas as câmeras são operadas por um pessoal qualificado que revisa, amplia detalhes e fica atento aos acontecimentos.
O serviço contava com quatro policiais militares que retornaram para o patrulhamento ostensivo. Maglioli explica que o comando da Polícia, solicitou a volta dos militares devido a última resolução que elimina as horas extras. “Temos nos superado, o trabalho é eficiente, mesmo carecendo de pessoal” argumenta o secretário Luis Claudio.
Com todo trabalho realizado ali, as câmeras se equiparam ao trabalho de aproximadamente 80 policiais. Com um alcance enorme, é possível manusear as lentes num giro de 360º.
O serviço não pára, e entre muitas cenas inusitadas a equipe lamenta que não tem como prevenir. “Quanto tu vê, acontece um acidente, atropelamentos e brigas, não temos como evitar”, conclui a operadora sem desgrudar os olhos das diversas imagens em tempo real numa enorme TV tela plana.
.