
Alegrete poderá receber câmeras de cercamento eletrônico. Há algum tempo as câmeras de vigilância deixaram de ser artefatos de filmes futurísticos e passaram a fazer parte da realidade cotidiana das grandes cidades. Chamado de cercamento eletrônico, o acompanhamento diário das movimentações urbanas é um aliado importante às forças de segurança.
Uma reunião com os agentes da Secretaria de Segurança Pública do Estado, Tenente Jair, Tenente Guerreiro e Soldado Márcio, juntamente com o Prefeito Márcio Amaral e secretário de Segurança Pública, Mobilidade e Cidadania, Luciano Pereira, foram encaminhadas
as tratativas com vistas à adesão do Município ao Sistema Integrado de Monitoramento do Estado (SIM), popularmente conhecido como cercamento eletrônico.
Conforme o secretário Luciano Pereira, a tecnologia colocada à disposição pelo Estado ao município, irá auxiliar em muito na fiscalização eletrônica de veículos que estão em situação de furto, roubo, no tráfego de automóveis e quanto à documentação dos veículos.
No entendimento do prefeito Márcio Amaral, é preciso avançar com tecnologias eficientes, suprindo, desta forma, as carências de efetivo que possui o município tanto no que se refere à Guarda Municipal, como Brigada Militar e Polícia Civil. Também participou da reunião à época como presidente da Câmara de Vereadores, Cléo Trindade, Delegado Regional e responsável pela DPPA de Alegrete, Valeriano Neto e a Presidente da Juventude do MDB Vanessa Moraes.
O SIM RS
O Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM) é um programa criado em 2017 para ampliar o relacionamento entre Estado e municípios gaúchos para o desenvolvimento de ações de Segurança. Uma das possibilidades oferecidas pelo programa é o convênio para cercamento eletrônico, que visa coibir as ações criminosas ligadas ao furto e roubo de veículos, bem como aproximar a comunicação entre os municípios para o enfrentamento a violência.
O SIM oferece consultoria técnica sobre o sistema de videomonitoramento, sobre levantamento de preços e tecnologia necessária para a integração com o sistema estadual, bem como para possibilidades de captação de recursos, como a linha de crédito do Badesul Cidades Mais Seguras. Os municípios que buscam essa referência podem contatar o comitê especial do SIM para solicitar apoio técnico na elaboração dos projetos.
—