O projeto consiste em possibilitar aos alunos dos anos finais do ensino fundamental e aos alunos do ensino médio das escolas do município a participação em atividades práticas e experimentais dos cursos de graduação ofertados pelo campus Alegrete.
A primeira turma a participar da atividade foi composta pelos alunos do nono ano da EMEB Honório Lemes. Com o apoio dos professores e da direção da escola, os alunos participaram da atividade realizando uma prática no Laboratório de Solos e Pavimentação da universidade.
Os alunos vivenciaram na prática um pouco do que é ser engenheiro/cientista por um dia, e o resultado foi surpreendente. Ao final das práticas, muitos alunos se mostraram interessados nos cursos e mencionaram que, no futuro, pretendem estudar na instituição.
Irmão Robinson, um líder da Igreja Mórmon, morre aos 51 anos
É interesse do grupo PET CTC oportunizar a vivência acadêmica e prática para os alunos da cidade, para que eles possam compreender de fato que a universidade é pública e para todos. “Esperamos que esses alunos que estiveram conosco em 2024, muito em breve sejam membros da nossa comunidade acadêmica”, destacou a instituição.
O grupo acredita que o acesso ao ensino superior e a formação profissionalizante ofertada pela instituição podem ser um dos caminhos que permitirão a muitos alunos alcançar seus objetivos. O PET CTC também esteve presente na escola para apresentar a universidade e conversar sobre os cursos. Cada aluno que participou da ação recebeu um certificado de participação.
Fotos: EMEB Honório Lemes