
A Escola Tancredo de Almeida Neves acredita que as ações educativas são necessárias para despertar a relevância do lixo e seu reaproveitamento, sendo ele constituído por resíduos sólidos ou orgânicos.
E, devido a isso, alunos do 7 ano participaram com êxito da Fecimpa na última semana.
As armadilhas são de um realismo que convence as vítimas
A Direção e práticas pedagógicas compreendem que essas iniciativas, atreladas ao despertamento da consciência ambiental, como incentivo à promoção do progresso nas dimensões do meio ambiente são fundamentais . Assim, os alunos Cauan Vitor Oliveira, Ryan Corrêia Ávila, Ulisses Jarleno Pereira Nicola e Izabelle Bonazza Alves, do sétimo ano da escola, assessorados pelas professoras Fabiana Bonazza e Roberta Hitz. confeccionaram uma composteira com materiais reciclados. Para essa construção utilizaram os baldes plásticos que iriam para o descarte. O propósito de construi-la fomentou a compreensão e a habilidade de aprender sobre a importância dos resíduos orgânicos na natureza, bem como a importância das minhocas na produção de adubo e fertilizante natural.

Para esse experimento que apresentaram na feira da Unipampa, os alunos coletaram lixo orgânico em suas casas durante um período de sete dias. Na escola, o lixo foi pesado e serviu para estudo de gráficos e projeções da quantidade de lixo gerado pela população da cidade. Esse lixo orgânico foi colocado juntamente com minhocas californianas, que aceleram o processo de decomposição da matéria. No prazo de 40 dias foi obtido o adubo orgânico e o fertilizante natural. Esses produtos servirão para revitalizar o jardim de inverno da escola e, também para as plantas das casas da comunidade escolar.
Lutador de Alegrete está se consagrando em grandes pódios do Sul
A proposta do trabalho da turma sugere reformulação e construção de novos conceitos e práticas relativas ao aproveitamento do lixo, sobretudo, dos resíduos orgânicos.
“Foi possível construir ações positivas e imagens sobre a proposta da turma, quando houve a ressignificação de suas opiniões sobre o potencial dos resíduos orgânicos no meio ambiente. O trabalho foi selecionado para se apresentar na II Feira Integradora de Ciências da UNIPAMPA Campus Alegrete”. (FECIPAMPA)