Alunos e professores de Alegrete estiveram na 65ª Feira do Livro de Porto Alegre

Compartilhe
  • 212
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    212
    Shares

Alunos e professoras de Alegrete estiveram presentes na 65ª Feira do Livro de Porto Alegre. A convite da professora da Unipampa, professora Aline Vieira de Melo, alunos e professoras de quatro escolas (CIEP, Emílio Zuñeda, Oswaldo Aranha e Escola Municipal Princesa Isabel) estiveram em Porto Alegre nos dias 9 e 10 de novembro e participaram de atividades do projeto de extensão Motus – Movimento Literário Digital da Universidade Federal do Pampa (Campus Alegrete).


A programação da Motus na 65ª Feira do Livro de Porto Alegre foi totalmente gratuita e envolveu Varal Literário Motus #2; pintura de ilustrações Motus, cujos desenhos são todos criados pela ilustradora da revista, a universitária Amanda Gobus Lopes; Oficina de Escrita Literária “Escrever é movimentar palavras e emoções” com a Profa. Ma. Marileia da Silva Marchezan e a Profa. Ma. Ana Lúcia Vargas; Oficina de leitura e escrita acessíveis com Profa. Amanda Meincke Melo; e Lançamento da Motus #3, que tem como tema “o tempo”.

O grupo de estudantes e de professoras de Alegrete e os visitantes que foram prestigiar as atividades da Motus na Feira foram recebidos na Arena Inovação, na Praça da Alfândega.
Conforme explica a coordenadora, professora Aline Mello, Motus – Movimento Literário Digital é um projeto de extensão, vinculado ao programa de extensão Programa C, que possui os seguintes objetivos: intensificar o interesse pela literatura dos cidadãos e estudantes; incentivar a produção de obras literárias; selecionar e publicar obras literárias inéditas em Língua Portuguesa.


Na ocasião, alunos do Curso Normal do Instituto de Educação Oswaldo Aranha, a bibliotecária do IEEOA, profa. Ana Cristina da Silva Silveira, e alunos do ensino Médio Noturno do Colégio Emílio Zuñeda acompanharam a professora Marileia Marchezan a qual é parceira voluntária do Projeto Motus como avaliadora dos contos e poemas do concurso literário.
Alunos e professoras das escolas Dr. Romário (Ciep) e Princesa Isabel acompanharam a profa. Ana Lúcia Vargas, apoiadora da Revista Digital Motus, sendo que os alunos do Ciep tiveram uma poesia publicada.
Também foram à Feira do Livro de Porto Alegre, a convite da Motus, alunos e professoras da Unipampa e representantes do Leia Mulheres Alegrete.


Segundo a professora Marileia, a participação de alunos de escolas públicas na Feira do Livro de Porto Alegre foi um momento ímpar, pois oportunizou a aproximação dos alunos com as obras literárias e promoveu maior incentivo à leitura e à escrita literária. Os alunos do Curso Normal e do Ens. Médio do Emílio que acompanharam a professora Marileia desenvolveram, nas escolas, projetos relacionados à leitura e à escrita de textos literários. Na 65ª Feira de Porto alegre, participaram das Oficinas, da pintura de ilustrações da Motus, do lançamento da Revista, além de visitarem estandes e museus. A aluna Xaiana Corrêa, uma estudante apaixonada por livros, postou em suas redes sociais que “Ler é vida!”. Assim como ela, todos os alunos aproveitaram ao máximo os dois dias na capital gaúcha, cercados de muitos livros, cultura e aprendizagens significativas.


Compartilhe
  • 212
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    212
    Shares