Após registrar filas, plantão de registro de óbitos de Porto Alegre tem estrutura ampliada

Local teve alta procura após aumento no número de mortes devido à pandemia. Registro chegou a ser transferido para cartório no bairro Cristal, mas voltará para local originário.

O registro de óbitos em Porto Alegre retorna à Central de Atendimento Funerário (CAF-POA), a partir desta terça-feira (16), com estrutura ampliada, horário de plantão reforçado e apoio do Cartório de Registro Civil da 2ª Zona da Capital para atendimento emergencial.

Por decisão judicial, o registro havia sido deslocado da CAF para o Cartório de Registro do Registro Civil das Pessoas Naturais da 5ª zona, no bairro Cristal, em Porto Alegre, no fim de semana. Filas foram formadas para registrar as certidões de óbito, em meio à alta nos óbitos devido à Covid.

A decisão vem após uma reunião entre membros da Corregedoria-Geral da Justiça do TJ-RS, da Direção do Foro de Porto Alegre e responsáveis pelos Cartórios de Registro Civil da Capital.

Pessoas tiveram que esperar por horas para conseguirem que o registro de óbito fosse feito, no sábado (13). — Foto: Débora Perin/arquivo pessoal

Pessoas tiveram que esperar por horas para conseguirem que o registro de óbito fosse feito, no sábado (13). — Foto: Débora Perin/arquivo pessoal

A CAF fica na Rua Santana, número 966.

A estrutura, o número de funcionários e o horário de atendimento serão ampliados. O plantão passará a ser das 18h às 8h do dia seguinte nos dias úteis, e durante 24h nos finais de semana.

Até então, os horários previam intervalos: de segunda a sexta-feira, da 1h às 7h e das 19h às 24h, e nos sábados, domingos e feriados, da 1h às 7h, das 8h às 12h, das 14h às 18h e das 19h às 24h.

Além disso, ficou definido que o Cartório de Registro Civil da 2º Zona da Capital, localizado na Avenida Venâncio Aires, número 243, realizará plantão excepcional para o registro de óbitos, das 18h à meia-noite dos dias úteis e das 8h à meia-noite dos sábados, domingos e feriados.

Fonte: G1