Aprovação de projetos para saúde marca terceira sessão online da Câmara de Vereadores

A 14ª Sessão Ordinária do período legislativo, ano de 2020, foi online, pela terceira vez consecutiva, as sessões são realizadas de forma online pela Câmara de Alegrete.

Com o fechamento da Casa por 60 dias, e o cumprimento do isolamento social em virtude da pandemia do coronavírus, a sessão da última segunda-feira (13), foi realizada com a presença online dos vereadores.

A Câmara Municipal em sua Sessão Ordinária de 13 de abril, iniciou os trabalhos coordenados pelo presidente Moíses Fontoura/PDT, com dedicação por parte dos seguintes vereadores:

O vereador Anilton de Oliveira/PT: dedicou a sessão in memoriam ao escritor Eduardo Galeano, no quinto ano de falecimento, registrado no dia 13.

Já a vereadora Maria do Horto/PT, fez menção ao Dia dos Jovens e Dia do Office Boy”, transcorrido no dia 13 de abril.

A vereadora Miriam Suhre/PP, fez dedicação à empresa São João, pelo ato de doação de alimentos às famílias, em situação de vulnerabilidade social.

Enquanto o vereador Celeni Viana/PSDB, dedicou a sessão in memoriam ao empresário Manoel Figueiredo. “Um empreendedor nato, Ex-Secretário Municipal, Devoto de Nossa Senhora dos Navegantes, um homem à frente do seu tempo, solidário e visionário, que deixou um legado político e social em nossa Comunidade. Falecido em 13 de abril de 2020”, destacou o tucano. Viana ainda destacou a instituição da Brigada Militar de Alegrete, pelas ações solidárias nessa Páscoa, no município.

O vereador Paulo Berquó/PT, fez dedicação in memoriam ao cantor e compositor brasileiro, Moraes Moreira, falecido em 13 de abril de 2020, no Rio de Janeiro.

Já o vereador Glênio Bolsson/PP, dedicou os trabalhos ao Consulado do Sport Club Internacional de Alegrete e a Guarda Popular, pela ação solidária e de reconhecimento nesta Páscoa, com distribuição de mimos aos trabalhadores da saúde, na Santa Casa de Caridade de Alegrete. Com reconhecimento ao Cônsul Vilmar Freitas.

“Uma ação que marcou ainda os 111 anos do Sport Club Internacional, promovida pelo Consulado de nosso Alegrete”, frisou o progressista.

Requerimento aprovado:

A vereadora Maria do Horto Salbego/PT, pediu à Mesa Diretora da CMA, envio de correspondência ao Ministério da Saúde, ao Conselho Nacional de Saúde, aos Deputados Federais e aos Senadores da Bancada Gaúcha, à FAMURS, ao Ministério Público Estadual e ao Ministério Público Federal, solicitando providências referentes a busca de alternativas para o Município de Alegrete, para prorrogação ou revalidação dos ciclos do “Programa Mais Médicos”, que estarão sendo finalizados.

“Dessa forma buscamos soluções diante desse momento de pandemia do coronavírus, para que sejam agregados profissionais da saúde, na rede de atendimento em Alegrete”, requereu a vereadora petista.

Requerimentos de Votos de Pesar:

A Bancada dos Progressistas enviou votos de pesar aos familiares do Senhor Manoel Figueiredo, falecido em 13 de abril de 2020, em nossa Cidade.

A Vereadora Maria do Horto/PT enviou votos de pesar aos familiares da Senhora Alda Soares, falecida em nosso Município.

Na Ordem do dia, dois importantes projetos foram aprovados. No primeiro, o Projeto de Lei nº 051/2020 do Poder Executivo que: “Autoriza o Poder Executivo a realizar abertura de credito adicional extraordinário no valor de R$ 228.733, 05, para a Secretaria Municipal de Saúde”, diante da situação de calamidade pública do Município, para prevenção e enfrentamento à epidemia causada pelo COVID 19.

Já o Projeto de Lei nº 052/20 do Poder Executivo que: “Autoriza o Poder Executivo a efetuar repasse a Irmandade da Santa Casa de Caridade de Alegrete”, no valor de R$ 250.000,00, para fins de prevenção e enfrentamento à epidemia causada pelo COVID 19, também foi aprovado de forma unânime.

Júlio Cesar Santos      Fotos: Assessoria da Presidência CMA       Fonte: Assessoria de Comunicação CMA