Aprovados no concurso da BM fazem protesto na Praça Saldanha Marinho, em Santa Maria

A intenção é criar um movimento para pressionar o Governo do Estado a chamar os 2 mil aprovados em concurso

 brigada protesto

Cerca de 100 aprovados no concurso da Brigada Militar fizeram um protesto na Praça Saldanha Marinho na tarde desta sexta-feira, em Santa Maria. A intenção é criar um movimento para pressionar o Governo do Estado a chamar os dois mil aprovados no concurso do ano passado. No começo do mandato, o novo governador José Ivo Sartori cancelou a chamada dos aprovados, que começariam em janeiro um curso preparatório, para cortar despesas.

_ Muitas pessoas que estão aqui hoje largaram o emprego que tinham e trancaram a faculdade para fazer o curso preparatório _ afirma um dos manifestantes, Júnior Rodrigues.

O presidente da Associação dos Servidores de Ensino Médio da Brigada Militar (Abamfi), João Valdenir Silva Corrêa, acompanhou o manifesto. Segundo ele, o déficit no quadro da BM é de 14 mil policiais em todo o Estado.

_ Estes dois mil aprovados iam suprir somente as aposentadorias e remanejamentos feitos dentro da BM. A manifestação é válida, precisamos destes soldados na rua _ afirmou o presidente.

Parte do grupo que esteve no manifesto de hoje foi para Porto Alegre na última terça-feira para participar de um protesto em frente ao Palácio Piratini. Lá, 300 pessoas participaram do movimento. Eles temem que o prazo de cancelamento do concurso seja superior a seis meses, porque os 27 exames médicos já realizados teriam de ser refeitos. Conforme os manifestantes, a maioria gastou cerca de R$ 3 mil para fazer os exames de saúde exigidos.

_ Esperamos que com a pressão popular o governo volte atrás. Não somos só nós os prejudicados, a população inteira vai sofrer com os reflexos desta decisão _ finaliza Rodrigues.

Aproximadamente 150 pessoas de Santa Maria foram aprovadas no concurso da Brigada Militar.

Fonte: DIÁRIO DE SANTA MARIA