Assistência Social tem setor de segurança alimentar

Desde o início de 2015 a Secretaria de Assistência Social de Alegrete conta com o Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional, onde se desenvolvem ações de planejamento, implementação, coordenação, supervisão e acompanhamento dos projetos e ações em segurança alimentar.

Atualmente esse departamento atua na implementação da Cozinha Comunitária e do Programa de Aquisição de Alimentos, além de desenvolver ações de educação alimentar e nutricional

Segurança Aliementar Alegrete

A nutricionista Fabiana Aurélio Peres (foto) é a responsável pelo serviço de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) e de fevereiro até junho já atendeu através orientação individualizada mais de 100 beneficiários do PBF, visando promover saúde e alimentação adequada e saudável. Ademais foram realizados encaminhamentos para rede de atenção à saúde, serviços dos Centros de Referência em Assistência Social – CRAS, orientações em atividade itinerante alusiva a Semana da Mulher de 2015 e orientações por meio entrega de material impresso ao Grupo Conviver Idosos. Neste período foram realizadas também avaliações antropométricas com os usuários dos Grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, Projovem Adolescente e Conviver Idosos.

A educação alimentar é um campo de conhecimento e de prática contínua e permanente, que visa promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis, no contexto da realização do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e da garantia à Segurança Alimentar e Nutricional – destaca a nutricionista.

.