Ao todo, participaram das duas provas 16 mil pessoas – recorde de inscritos. A brasiliense Senara Almeida e o paulista Antônio Marco Araujo venceram a prova principal, os 42 km da maratona, que passou pelas principais vias da capital catarinense. Antônio Marco, ainda, estabeleceu o novo recorde da prova: 02:17:01.
Alegrete foi representada pela atleta Suelen de Pra Alves. A uruguaianense radicada na 3ª Capital Farroupilha debutou na distância para comemorar seus 42 anos, correu uma maratona. “Desde fevereiro comecei os treinamentos com o Léo da LS Assessoria Esportiva, que além de meu companheiro é meu treinador, foram 6 meses de muitos treinos e dedicação”, conta.
“Fui buscar a minha medalha, e ao longo dos 42km pude fazer uma retrospectiva da minha própria vida até aqui. Foi uma montanha russa de sentimentos, e apenas uma certeza, que eu ia cruzar aquela tão distante linha de chegada”, comemora a atleta.
Ao longo do percurso, Suelen teve o apoio do seu “herói”, esposo Leonardo que fez todo o trajeto de bike e na chegada correu ao lado dela. “Ter ele ali do meu lado me deu ainda mais confiança. Tive o apoio moral na largada e na chegada dos amigos de longa data, que são alegretenses e que moram em Floripa, em São José a anos, bem como o Thiago Von Ende, que também pedalou ao meu lado durante a maratona fazendo fotos e vídeos”, agradece a maratonista.
Bom Dia Nativa, o programa que mexe com a autoestima dos ouvintes
“Tive a torcida e o apoio dos alegretenses da família Borges, que residem em Santa Catarina, teve até cartaz. A prova foi incrível, um misto de alegria e emoção”, destaca Suelen que resolveu correr a maratona para celebrar seus 42 anos de vida.
A corredora atua na rede municipal de ensino como professora de educação infantil na EMEI Euclides Lisboa sob a direção da pedagoga Cristiane Alvarenga, que também foi fundamental para que ela participasse do evento. Em 4 horas e 04 minutos ela cruzou a linha de chegada da prova internacional. Entre as mulheres de sua faixa etária foi a 120ª colocada.
Um grande público se concentrou na arena do evento, montada em frente ao Trapiche da Avenida Beira-Mar Norte para acompanhar o evento. A torcida apoiou todos os atletas desde o sinal de largada, às 5h10min.
Jovem alegretense é selecionada para programa de qualificação em Fundação na Espanha e Colômbia
Com a edição deste ano, a Maratona Internacional de Floripa reforçou sua posição entre as maiores corridas de rua do Brasil. Não apenas pelos 16 mil atletas, de todos os estados brasileiros e de países de cinco continentes do mundo. Ainda, o evento teve a maior Expo de sua história. O espaço temático no Villa Romana Shopping, junto com a entrega de kits aos atletas, contou com uma feira com mais de 20 expositores com os últimos lançamentos do segmento de corrida e esporte. Foram três dias de Expo. De quinta-feira (22) até sábado (24), mais de 35 mil pessoas passaram pelo local.
Fotos: Thiago Von End