Audiência Pública sobre os correios aconteceu na Câmara Vereadores

Na última quinta-feira, 03 de outubro, aconteceu na Câmara de Vereadores de Alegrete a audiência pública Correios: público e do povo brasileiro, promovida pelos gabinetes da vereadora Maria do Horto e do vereador Anilton de Oliveira. O objetivo da audiência pública foi debater sobre a importância dessa empresa pública como instrumento para auxiliar o desenvolvimento econômico e social nos municípios.

 

Os Correios são, atualmente, uma empresa pública de direito privado, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e tiveram sua origem no Brasil em 1663. Com uma vasta rede de canais de atendimento e uma ampla capacidade logística que abrange todas as regiões do país, os Correios ainda desempenham a importante tarefa de integrador nacional, conectando pessoas e organizações onde quer que estejam, transformando e reduzindo a distância entre elas.

A vereadora Maria do Horto destacou que: “atualmente a soberania do povo brasileiro encontra-se em risco e o serviço dos Correios é um elemento estratégico nessa questão. Os Correios desenvolvem um trabalho com eficiência e competência, chegando aos locais mais distantes do nosso pais”. O governo federal vem analisando a possibilidade de privatização de várias empresas públicas, entre elas os Correios. Segundo a vereadora Maria do Horto “não é admissível que o governo priorize o lucro ou uma suposta contenção de gastos em detrimento do dessa empresa pública que realiza um serviço público essencial e de qualidade”.

 

A privatização dessa empresa traria consequências graves como a demissão de em torno de 100 mil funcionários, o fechamento de postos dos Correios em municípios de pequeno porte, o desatendimento pelo serviço nas regiões mais afastadas do Brasil e o encarecimento dos serviços de entrega de compras pela internet, entre outras. Segundo a vereadora Maria do Horto é necessário mobilização contra o desmonte e precarização dos serviços públicos que afetam diretamente processo de desenvolvimento do país e a vida da população.