Mesmo na pandemia, em que os serviços presenciais do Foro pararam, o juiz titular da Vara Criminal, Rafhael Echevarria Borba diz que as audiências virtuais estão sendo um sucesso e agilizando processos de presos preventivos.
Esse trabalho iniciou no último dia 16 de junho e tudo é feito, online, quando advogados, polícia e testemunhas são ouvidos. Uma das dificuldades, antes da pandemia era a condução dos presos até o Foro, por dificuldades da Susepe, lembrou o Magistrado.
Neste formato, tudo ficou mais ágil e temos conseguido dar uma boa velocidade aos processos, fazer audiências e dar sentenças e ouvir o preso onde ele estiver, como no caso de um que estava em Santa Maria.
Se uma das partes não tiver acesso à internet, temos servidores de plantão, no Foro, para ouví-lo com toda a proteção necessária de segurança à saúde.
O Dr. Rafhael Echevarria informa que já realizou mais de 10 audiências virtuais e no próximo dia 17 de julho será realizada uma audiência de instrução de um feminicídio cometido aqui, em que o acusado foi preso dois dias depois. Este está recolhido no presídio de Santa Maria.
Vera Soares Pedroso