Balneários Caverá e Rainha do Sol estão próprios para banho, indica a FEPAM

A Fepam que todos os anos emite a informação de Balneabilidade, ou seja, as condições de banho de balneários no RS, ainda, não detectou problemas nos balneários aqui da Região

Os mais conhecidos e visitados, os Balneários Caverá em Alegrete e a praia Rainha do Sol, em Manoel Viana, estão em condições de banho, de acordo com as últimas análises emitidas pela FEPAM.

Com o intenso calor que faz na Fronteira Oeste estes locais são bastantes procurados, sendo importante que as pessoas saibam as condições da água para que possam ter um lazer seguro em relação aos cuidados com à saúde.

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) publicou no último dia 27 de dezembro de 2019, o segundo boletim da balneabilidade das praias e balneários do Estado na temporada 2019/2020. As avaliações mostram que dos 92 pontos analisados, oito locais estão impróprios para banho. São eles:

Barra do Ribeiro- Praia Recanto das Mulatas
Jaguari – Balneário Fernando Schilling
São Jerônimo – Praia do Encontro
Pelotas – Balneário Valverde – Pontal da Barra
Pelotas – Santo Antônio, junto à Av. Rio Grande
Pelotas – Frente ao hotel praia Laranjal
Pelotas – Balneário dos Prazeres
Osório – Lagoa do Peixoto

Os demais 84 pontos estão próprios para banho. Para acessar a lista dos municípios, clique aqui.

Os locais de coleta estão recebendo placas identificando a condição de banho. O projeto Balneabilidade é realizado pela Fepam desde o verão de 1979/1980. As coletas são realizadas semanalmente. Neste veraneio, os boletins informativos serão divulgados todas as sextas-feiras, até o dia 28 de fevereiro de 2020.

O Balneabilidade é coordenada pelo Departamento de Qualidade Ambiental da Fepam e faz parte do RS Verão Total, projeto que contempla todas as ações do Governo do RS na temporada 2019/2020. Os veranistas podem conferir a situação da balneabilidade das praias e balneários do Estado pelo site e web aplicativo.

Os Bombeiros de Alegrete fazem um alerta que o Balneário Caverá não tem cobertura de salva-vidas. Por esse motivo é muito importante a prudência e o cuidado principalmente com crianças e quem não sabe nadar.

Vera Soares Pedroso