Unisc concedeu prêmio à primeira criança a nascer no dia 25 de junho, no Hospital Santa Cruz, dia em que a instituição completou 27 anos. Arthur Rothmund da Rocha foi o agraciado.
Arthur Rothmund da Rocha nasceu às 2h02 de 25 de junho de 2020, em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo. E, com menos de uma semana de vida, já tem garantido o ensino superior.
Os pais, Anderson da Rocha, 41 anos, e Daniela Rothmund, 26, contam que foi difícil controlar a emoção, tanto pelo nascimento do primeiro filho como pela surpresa de que o menino foi presenteado pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) com uma bolsa de graduação.
Anderson relata que desde antes do nascimento do filho já pensavam em criar uma poupança pensando nos estudos de Arthur, já que ele, vendedor, e a esposa, auxilar de cozinha, não cursaram uma faculdade.
“Eu e minha esposa já falávamos desde o início, quando a gente ficou sabendo que ele ia vir, que íamos fazer o possível para que, futuramente, fizesse uma faculdade. Coisa que a gente tinha vontade de fazer e, como não tínhamos condições financeiras, não fizemos. Era o que a gente sonhava para o futuro dele”, diz o pai, emocionado.
Arthur foi o presentado pois foi a primeira criança a nascer no Hospital Santa Cruz no dia 25 de junho, o dia em que a Unisc completou 27 anos. A reitora da instituição, Carmen Lúcia de Lima Helfer, destaca que mesmo não podendo comemorar a data fisicamente com a comunidade acadêmica, devido à pandemia do coronavírus, o aniversário da universidade deveria ser um símbolo de esperança para um futuro melhor.
“A espera ocorreu em segredo, e a ação só foi divulgada na meia-noite que marcou a virada para o dia 25. Essa bolsa é intransferível e poderá ser utilizada no curso desejado pelo Arthur. Como critério de uso, ele precisará atender aos requisitos de seleção vigentes no futuro”, explica a reitora.
“Ficamos muito felizes. Não sabemos o que vai acontecer, o que o futuro nos espera, mas é uma coisa que a gente pode ficar tranquilo. Pelo menos, eu estou muito tranquilo e feliz porque a gente sabe que isso só vai depender dele agora”, afirma o pai.
‘Charreata’
Anderson e Daniela estão juntos há oito anos e planejavam ter um filho há cerca de cinco. Com a pandemia, o chá de bebê precisou ser adaptado. Em vez das tradicionais comemorações, os amigos organizaram uma “charreata”, e passaram em frente à casa do casal entregando presentes.
“Foi muito emocionante, não esperava que iria ser tão legal. Eu não pensava em fazer, mas uns amigos resolveram fazer como surpresa para a Dani. Ganhamos muitos presentes. Quero que ele [Arthur] cresça sabendo disso, de todos esses presentes que ganhou, que dê valor a isso. É um presente muito bom [bolsa de estudos], quero que aproveite muito”, ressalta Anderson.
“Charreata” de Arthur Rothmund da Rocha — Foto: Anderson da Rocha/Arquivo pessoal
Fonte: G1