
O objetivo da ação é o enfrentamento de delitos violentos cujos índices são tabulados no Programa RS Seguro.
A operação Hoplitas foi concebida pelo Comando-Geral da Brigada Militar com o fim de reduzir o número de homicídios, latrocínios e crimes contra o patrimônio em locais e faixas de horário especialmente selecionados a partir de análise criminal.

Durante o dia e a noite de sexta-feira, centenas de carros e pessoas foram abordados em barreiras em locais distintos. Coordenada pelo Sargento Lucas, ele pontuou que a fiscalização em alguns casos também ocorria no veículo.
Homens são presos, na BR 290, com ovelha carneada em mochilas
Foram blitzes, realizadas em locais diversos, sendo um deles a Avenida Assis Brasil(Trevo do Arco), durante um período de bastante fluxo de veículos. Os veículos e condutores irregulares foram autuados.
A operação que há meses é realizada na cidade, principalmente, durante o final de semana tem um excelente resultado na prevenção e também monitoramento de alguns crimes no Município.

Operação Hoplitas
O nome da operação remete a uma classe especial de soldados da Grécia antiga que, de posse de escudos chamados “hóplon”, foram referências no combate de infantaria de seu tempo. Notabilizados pela disciplina, espírito de corpo e elevado grau de treinamento, os hoplitas simbolizam o espírito guerreiro de uma tropa no enfrentamento de quaisquer adversidades, lutando lado a lado para formar uma linha em defesa de seu povo.
Com essa inspiração, a Brigada Militar organiza mais uma ação em prol da sociedade gaúcha contra a criminalidade para propiciar maior tranquilidade e segurança.