Com espaços reduzidos, o cemitério municipal está readequando o local para dar conta dos funerais.
Segundo o administrador Eroci Alves de Alves, está sendo solicitado o comparecimento dos arrendatários das campas e ossuários antigos. “Pedimos a regularização dos terrenos, bem como os proprietários dos jazigos antigos”, alerta Eroci.
O Portal Alegrete Tudo esteve visitando o local e ouviu a reivindicação da atual administração do cemitério de Alegrete. Para Eroci, existe um projeto pronto já para suprir a carência de campas.
Nos próximos dias inicia a demolição de uma parede que vai dar lugar à aproximadamente 150 novas urnas. Conforme relato, a média é de 4 funerais por dia. Mas há dias que chegam a seis.
O problema maior do administrador é em relação aos jazigos e campas antigas que foram abandonadas pelos
familiares. Diante dessa cena, Eroci está recorrendo a lei orgânica municipal de número 2711, promulgada em agosto de 1996.
De acordo com o primeiro parágrafo, as sepulturas nas quais não foram feitos serviços de limpeza, obras de conservação e reparação, serão consideradas em abandono ou em ruínas.
Os arrendatários têm um prazo de 90 dias, conforme a lei em vigor para comparecerem até a secretaria do cemitério.
Após, os jazigos serão demolidos, e num prazo de 30 dias, as sepulturas serão abertas e incinerados os restos mortais.
Em relação a lei, o material retirado das campas abertas para fins de incineração, pertence ao cemitério, não cabendo aos interessados direitos de reclamações.
Para os proprietários de terrenos também está sendo solicitado a regularização. Para Eroci Alves, após esta etapa será apresentado um projeto que vai contemplar mais espaços e viabilizar um local para os restos mortais.
Há três funcionários que se revezam em escalas e plantões para atender a demanda de serviços de limpeza, bem como as obras de restauração e construções de novas campas.
Na próxima semana, o administrador irá se reunir com a secretário de infraestrutura, Antônio Calovi, para projetar melhorias para o cemitério municipal.
A secretaria funciona das 7h30min-11h30min pela manhã, e no período da tarde das 14hs até às 18hs, de segunda à sexta.Fora desses horários, há um plantonista na capela Nossa Senhora do Bonfim, no final do corredor principal.