A Naviale – Núcleo de Apoio à Vida de Alegrete, está realizando um trabalho muito importante no Município, desde março deste ano.
As abordagens relativas a suicídio não devem ser ignoradas, de acordo com médicos e especialistas, contrariando um velho conceito que falar do assunto pode desencadear atos desta natureza. É prudente tratar o tema com cautela e embasamento, mas não desconhecer um das principais causas de morte no mundo moderno, destacam.
Para auxiliar os alegretenses devido a grande preocupação com os temas, suicídio e depressão, o casal Paulo Renato Arnoud Grande e Salete Jaques Arnoud Grande, articularam a implantação do Centro de Valorização da Vida no Munícipio. O Núcleo de Apoio à Vida de Alegrete atende pela sigla Naviale, constituída por voluntários que passam por treinamento.
Mais uma vez, será realizado um curso de capacitação para novos voluntários do CVV em Alegrete. O programa de seleção será na modalidade EAD em razão da pandemia do novo coronavírus. Segundo Salete, os atendimentos têm sido muito intensos através do número 188. Ela acrescenta que os novos voluntários são importantes para que possa ter um horário ainda mais extenso para atender a grande demanda. Ser voluntário do CVV é se capacitar para salvar vidas. Quem tiver interesse deve entrar em contato através do e-mail secretá[email protected].